Diálise

Diálise
A Hemodiálise - sala de hemodiálise com seus respectivos aparelhos

quarta-feira, 2 de março de 2011

Comentários - A produção da cal

                                          Professor: Antonio - Química

                                                     Comentários

                     Caderno do aluno – Química 1ª série – Volume 1

                                               6ª aula 1ª séries - A; B; C; 1TA; 1TB

                                                  A produção da cal

Cad. alun. – química – vol. 1, p. 4 quest. 1.

Como sabemos matéria prima é aquela que é usada numa transformação para se conseguir novos materiais, no nosso caso, de utilização humana. No que se refere a produção da cal, o calcário (CaCO3) é a matéria prima para a fabricação da cal produto final, e o carvão (carbono) é a matéria prima para o fornecimento da energia térmica necessária para a transformação.

Cad. alun. – química – vol. 1, p. 4 quest. 2.

Nessa questão dá para visualizar explicitamente o que é ganhar ou perder massa após uma transformação química. Durante a calcinação o calcário (CaCO3), libera gás carbônico (CO2) que por estar num sistema aberto vai para a atmosfera e se perde. Após ser formado o CaO ( cal viva) sólido, houve a redução da massa ou do seu peso. Na reação de hidratação da cal viva para preparar a cal de uso nas construções civis, ocorre o contrário, o CaO ao reidratar; absorve água, ganha massa, formando a cal hidratada Ca(OH)2 .

Cad. alun. – química – vol. 1, p. 4 quest. 3.

A economia é o sucesso da natureza, que nada se perde e tudo se transforma. Quanto menor o tempo de produção e transformação da matéria prima em produto final, menor o gasto de energia utilizada, fornos de capacidade de armazenamento sem perda energética, a manutenção a mesma temperatura por horas, sem a perda de calor, com isso o custo da produção final será menor, sofre menos o ambiente natural, sofre menos o homem.

Cad. alun. – química – vol. 1, p. 4 quest. 4.

O ser humano adéqua a tecnologia ao seu benefício evitando desperdício. Quanto mais rápido o tempo de produção, menor o custo, menor energia e matéria prima de produção, menor interferência para o meio ambiente, maior disponibilidade e custo do produto para o cliente.

Comentando a Lição de casa

Cad. alun. – química – vol. 1, p. 5 quest. 1.

A matéria transformada elabora uma vasta gama de materiais que são utilizados pelo ser humano. Os materiais podem ser extraídos prontos diretamente da natureza, outros sofrem transformações por ações tecnológicas para posterior uso. Especialmente na construção civil, há uma diversidade de materiais: areia, pedra, tijolos de barro ou de cimento, telhas, madeira, cal, cimento, ferro, alumínio, vidro, tinta, cola plástica para tubos de água, tubos PVC para água e esgoto, fios de cobre, pisos cerâmicos.

Cad. alun. – química – vol. 1, p. 5 quest. 2.

No último século houve um avanço muito grande na área da produção de bens de consumo. Materiais obtidos pelo desenvolvimento tecnológico; barras de ferro, cimento, cal, janelas e portas de alumínio, vidro, fios de cobre, tubulação para água e esgoto PVC, tintas látex e a óleo. A cal era usada desde a antiguidade, o cimento; os romanos já utilizavam na sua época uma espécie de cimento produzido a partir de cinzas vulcânicas.

Comentando o que eu aprendi

Cad. alun. – química – vol. 1, p. 5.

O aluno deverá situar-se naquilo que absorveu do conteúdo, que se inteirou a respeito do assunto abordado neste capítulo. Na Situação de aprendizagem 1, produção e uso da cal; aprendi que a cal é produzida a partir de um mineral obtido de jazidas, o calcário, que é calcinado em temperaturas altas pela queima do carvão e se transforma na cal viva. Aprendi que certas substâncias ao serem transformadas perdem ou ganham massa. Aprendi que alguns dos materiais que usamos hoje já eram usados desde a antiguidade, outros só apareceram com o avanço tecnológico. A cal é utilizada nas construções civis, na metalurgia, na agricultura, no tratamento de água, na fabricação do papel, etc. Se o aluno estiver consciente de que aprendeu tudo isso deverá somar ao seu conhecimento e buscar aplicabilidade desse conhecimento.  

2 comentários:

  1. Achei muito bacana.. me ajudou para o estudo de uma prova obrigada ... parabens pelo seu blog :)

    ResponderExcluir
  2. Ótimo site, mais eu queria a resposta da apostila de química do 1 ano 2017 volume 1

    ResponderExcluir