Diálise

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A Hemodiálise - sala de hemodiálise com seus respectivos aparelhos

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Química 1ª série – Volume 1 - Comentários

 1ª séries A; B; C; TA; TB                                   

                         Situação de Aprendizagem 4

             A Produção do Álcool Combustível e do Ferro

                        Fermentação do álcool etanol

Buscar definição de:

p.22. Quest. 1
O texto trata de dois importantes produtos economicamente importantes e amplamente usados.
Os termos desconhecidos nesse texto:

p.22. Quest. 2.
Brasil é um dos maiores produtores do mundo de álcool, que é um produto orgânico extraído da plantação de canaviais, é produzido por transformação do açúcar; da garapa da cana, fermentado, destilado, desidratado, é combustível de automóveis e de uso doméstico em geral. O ferro provém de minérios de ferro em altos fornos são transformados, á altas temperaturas, no metal ferro puro.


                                  Situação de Aprendizagem 5

Como Reconhecer Que Houve Transformação Química Quando Não Há Evidências

                               Reconhecendo a formação da cal

p.24. Quest. 1.

O calcário (calcita ou dolomita) possui na sua composição impurezas de vários materiais orgânicos diluídos, além disso; pode conter: silicatos, fosfatos, sulfetos, sulfatos, óxidos e outros. Existem várias espécies de calcários, possuem composição química e cores variadas. A cal virgem ou hidratada se diferencia pela sua textura pureza e constituição química mais restrita, apresenta a cor branca.

p.24. Quest. 2.
Sim! Pela aparência visual distinguimos diferenças morfológicas e de cor, Ao hidratarmos a cal virgem reage intensamente, produzindo calor e liberação de gás.



p. 24. Quest. 3.
Sim ocorreu porque o processo de calcinação a alta temperatura reduziu o calcário (CaCO3) a cal virgem (CaO). Mudou a estrutura química do composto, além disso; mudou também a sua aparência visual.  O produto final é diferente do composto inicial.

Atividade 1 – Temperatura de ebulição e de fusão: pode-se identificar uma substância pura por suas temperaturas de ebulição e de fusão?

p. 24. 1.
Preencher 
.............................................................liquefação.
.............................................................ebulição.

p. 25. Preencher a tabela a seguir

                     Aquecimento da Água

Tempo em minutos ± 1 minuto
Temperatura ºC ± 1º
                                  0
                                 20
                                  1
                                 28
                                  2
                                 49
                                  3
                                 61
                                  4
                                 75
                                  5
                                 85
                                  6
                                 93
                                  7
                                 97
                                  8
                                 96
                                  9
                                 97
                                10
                                 96
                                11
                                 97


p. 26. Quest. 2.
Construção do gráfico a partir dos dados da tabela anterior.

















p. 27. Quest. 2
a) A água começa ferver a partir de 97ºC, aos 7 minutos de aquecimento.

p. 27. Quest. 2.
b) Depois desse tempo a água continua fervendo, mas se mantém numa temperatura estável sem alteração, 96 a 97ºC.

p. 27. Quest. 2.
c) A temperatura da água ao nível do mar é de 100ºC. No gráfico apresentado o ponto de ebulição é 97ºC, o que indica ser em uma região de maior altitude.

p. 27. Quest. 2.
d) Seria a mesma, pelo motivo da ebulição manter a temperatura estável, até a água evaporar totalmente.

p. 27. Quest. 3.
A vantagem é de anotar e organizar os dados observados registrando passo a passo o desenvolver da experiência; sejam: anotações com uma linearidade ou não. Pode-se trabalhar anotando várias amostras ao mesmo tempo.

Exercícios em sala de aula.

P .27. Quest. 1.
A tabela ao lado indica que a água com sal, possui ponto de ebulição mais alto do que a água pura. No caso a temperatura de início de fervura é de 99ºC, ao continuar fervendo, a temperatura de ebulição vai subindo por que ao evaporar a água diminui o volume no recipiente, e aumenta a concentração do soluto no restante da água.  

p. 28. Quest. 2.
Não! Não são similares. A temperatura de uma substância pura inicia antes que a ebulição de misturas de substâncias especialmente quando há solutos interferindo na ebulição.

p. 28. Quest. 3.
a)


Naftaleno
Enxofre
Estanho
Chumbo
I   á temperatura de 70ºC
Sólido
Sólido
 Sólido
Sólido
II após 30 minutos de aquecimento
Líquido
Sólido
Sólido
Sólido
III após 55 minutos de aquecimento
Líquido
Líquido
Líquido
Sólido

p. 28. Quest. 3.
b) Nos intervalos de tempo II e III de 30 e 55 minutos de aquecimento. O naftaleno aos 30 minutos está líquido e o enxofre estanho e chumbo estão sólidos. Aos 55 minutos estão líquidos o naftaleno, enxofre e estanho, o chumbo está sólido.

p. 28. Quest. 3.
c) O naftaleno a 80ºC, o enxofre a 112ºC, o estanho a 252ºC, o chumbo a 328ºC. Essa informação foi obtida através da análise do gráfico dessa mesma página.

p. 29. Quest. 4.
Sim! De acordo com o gráfico identifica-se pelo ponto de fusão o estanho representado pela linha vermelha, que funde a 232ºC. O metal que funde próximo a 180ºC não está representado no gráfico é o lítio que funde a 186ºC. 

Lição de casa

p. 29. Quest. 1
construção do gráfico da temperatura em função do tempo. Fazer no caderno ou papel milimetrado.





 
p. 29. Quest. 1.
A tabela da p.25 mostra o aquecimento da água sem soluto, á temperatura de ebulição para essa água é
100ºC, padronizada ao nível do mar a 1 atm, e não altera enquanto tiver água em ebulição no recipiente. A água misturada com sal possui um ponto de temperatura mais alto, para entrar em ebulição e continua subindo enquanto houver água fervendo.

p. 30. Quest. 2.
a) para identificar a água colocaria os 4 frascos a 0ºC, somente a água congelaria a essa temperatura. Subiria a temperatura para 35ºC e o éter entraria em ebulição. Novamente subiria a temperatura para 57 ºC e a acetona entraria em ebulição. Subiria a temperatura para 80 ºC e o álcool entraria em ebulição.

b) Construindo a tabela.
Substância
Temp. 5ºC
Temp. 50ºC
Temp. 150ºC
Água
Líquido
Líquido
Gasoso ou vapor
Oxigênio
Gás
Gás
Gás
Ferro
Sólido
Sólido
Sólido
Éter
Gás
Gás
Gás
Enxofre
Sólido
Sólido
Líquido

A tabela mostra nas três temperaturas que a água está no estado liquido e gasoso, o oxigênio está no estado gasoso, o ferro está sólido, o éter está gasoso, o enxofre está sólido e líquido.

p. 30. Quest. 3.
a) Estão sendo aquecidas, pois; ambas estão passando do estado sólido para o líquido, e a temperatura está subindo nessa passagem. Ao liquefazer a temperatura se estabiliza .

p. 31. Quest. 3.
b) Os materiais são os mesmos porque o ponto de fusão é igual para as duas amostras. O que deve ser diferente é a quantidade da substância, ou a fonte aquecedora é menor.

p. 31. Quest. 3.
c) Sim concordo, que a amostra A pode ter menos massa que a amostra B porque aquece mais rapidamente; ou então a fonte e a intensidade de aquecimento dela é maior.

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