Diálise

Diálise
A Hemodiálise - sala de hemodiálise com seus respectivos aparelhos

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Nitrocompostos




                          Nitrocompostos

Definição


Os nitrocompostos possuem o radical funcional nitrito (–NO2), ligado diretamente a um carbono. Pode haver um ou mais desses radicais em uma mesma molécula.


O Nitrogênio e a Formação de Nitrito (NO2-)


O nitrogênio é importantíssimo para os seres vivos, assim como vegetais e animais pela alimentação, pois faz parte dos aminoácidos, proteínas, nucleotídeos do DNA, RNA, adenosina trifosfato, faz parte da clorofila etc, desses seres. O nitrogênio é incorporado pelas plantas e animais na forma de nitratos (NO3-). 

Nas plantas é absorvido pelas raízes especialmente das leguminosas  como a soja, feijão comum, ervilha, na cana-de-açúcar. Em muitas plantas a conversão, está associada ás bactérias da família Rhizobiaceae que transformam o N2 livre, em nitratos que é aproveitado pelas plantas ou então são armazenados nos seus nódulos ou rizobios, nas raízes especialmente das leguminosas que contem esse nitrogênio armazenado na forma utilizável de nitrato. 

A formação do nitrato (NO3-) se dá em duas etapas: a primeira etapa é a formação da amônia que pode ser formada naturalmente ou sinteticamente pelo processo de Fritz Haber . 

É a assimilação, que transforma o nitrogênio atmosférico (N2) por bactérias nitrogenases em amônia, pela reação:  
N2  +  8 H+ + 8e- + 16 ATP   2 NH3 + H2 + 16 ADP + 16 Pi
       
2ª Etapa


Transformação da amônia (NH3) em nitrito (NO2-) depois em nitrato (NO3-)


A amônia na forma normal (NH3), ou na forma ionizada (NH4+) pela ação das bactérias nitrosomonas é transformada em nitrito (NO2-) que posteriormente pela ação da bactéria nitrobacter transforma o nitrito em nitrato (NO3-).


A equação fica:
NH3, NH4+nitrosomonasNO2- nitrobacter →  NO3-
               
Exemplos de Nitrocompostos

Nitrometano






Nitrobenzeno









Trinitrotolueno



Utilidade dos Nitrocompostos

A utilização do nitrometano


O nitrometano é utilizado como combustível para automodelismo profissional é a gasolina de carros de competição é empregado como estabilizante para solventes clorados, aditivos para carros de corrida, foguetes e aeromodelos. É uma substância muito cara de ser produzida e por isso é importada dos Estados Unidos.

Utilidade do Nitrobenzeno


O nitrobenzeno é utilizado como solvente, na fabricação da anilina, de borrachas, pesticidas, corantes e fármacos, no polimento de sapatos, roupas de couro e ainda como solvente para tintas. Depois de redestilado e purificado, torna-se com aroma agradável e é utilizado como aromatizante de sabões, sabonetes. Na produção da benzidina, que era empregada na produção de corantes para tecidos, couros e plásticos, atualmente em alguns países a benzidina está proibida a sua utilização, produção e comercialização. Com o nitrobenzeno também se produz a quinolina, que é utilizada na industria famaceutica na síntese de medicamentos antifúngicos, bactericidas e no tratamento da tricomoniase etc. Com o nitrobenzeno se obtém o azobenzeno, isocianatos, agrotóxicos, produtos químicos para borrachas, medicamentos e corantes, como a nigrosinas e a magenta. Usa-se também no refino do petróleo e na síntese de vários produtos orgânicos.


Questões 

1) O nitrogênio é importantíssimo para os seres vivos, assim como vegetais e animais que o absorve pela alimentação, pois faz parte dos aminoácidos, proteínas, nucleotídeos do DNA, RNA, adenosina trifosfato, fazendo parte também da clorofila, desses seres etc. O nitrogênio é incorporado pelas plantas e animais na forma de nitratos (NO3-). No entanto atualmente na agricultura, o uso excessivo de fertilizantes a base de nitrogênio, tem causado o processo de eutrofização de cursos de água, rios e lagos. Para minimizar esse processo poluidor desses locais citados, o método sustentável para a retenção desse elemento  químico no solo é o: 


a) adição de minhocas na terra.
b) irrigação da terra antes do plantio.
c) reaproveitamento do esterco fresco.
d) descanso do solo sem adição de culturas.
e) fixação biológica nas raízes por bactérias.






Nenhum comentário:

Postar um comentário