Diálise

Diálise
A Hemodiálise - sala de hemodiálise com seus respectivos aparelhos

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Hidrogênio

    Os Elementos Químicos da Tabela Periódica


Os Elementos Químicos

Os elementos químicos, podem ser descritos como as partículas básicas formadoras de toda a matéria que conhecemos. Os elementos químicos naturais conhecidos pelo ser humano são 92. 

                     O Hidrogênio - H

O hidrogênio atômico é o elemento químico número um da tabela periódica.

Família 

Pertence a família 1 ou IA, dos metais alcalinos, apesar de não apresentar nenhuma característica dos metais que estão inclusos nessa coluna. 

Isótopos Naturais

Os isótopos naturais do elemento químico hidrogênio são: o hidrogênio de massa 1, o deutério, hidrogênio de massa 2 , formador da água pesada e o trítio, hidrogênio de massa 3 elemento químico radioativo.

Forma de Íon.

O isótopo do hidrogênio de massa 1 na forma ionizada é um cátion, ou seja; adquire a carga de um próton H+.

Combinações do Hidrogênio

A maior parte do hidrogênio do nosso planeta está na estrutura da molécula de água H2O, outra grande parte do hidrogênio está formando os tecidos dos seres vivos, os animais e os vegetais, outra parte do hidrogênio esta formando os compostos orgânicos o petróleo, os hidrocarbonetos derivados do petróleo, uma outra pequena parte está presente na atmosfera terrestre, na forma de gás hidrogênio (H2), uma outra parte está formando as moléculas das substâncias inorgânicas; os ácidos (H3PO4, H4P2O7) as bases (Al(OH)3 e alguns sais como o 
NaHCO3.


Massa atômica

Massa atômica é igual ao de um próton que corresponde ao seu peso multiplicado pelo número de Avogadro que corresponde a aproximadamente 1,00797 u.m.a.

Número elétrons


É igual ao número atômico, que é igual ao número de prótons, que é igual a 1. Esse único elétron gira ao redor de seu núcleo positivo numa órbita circular. A configuração na distribuição eletrônica é 1s1.

Número atômico


O número atômico corresponde ao número de prótons, partícula positiva do núcleo que corresponde a 1.

Peso




Peso de um único átomo do isótopo de hidrogênio de massa dois, isolado é dado pela sua massa dividida pelo número de Avogadro que corresponde a 0,166 x 10-23 g. 

Estado físico



Estado físico: na atmosfera terrestre se encontra no gasoso, quando isolado em quantidades concentradas é altamente inflamável.


Temperatura de fusão

Temperatura de fusão ou ponto de fusão, é de -259,1 ºC.

Temperatura de ebulição

Temperatura de ebulição ou ponto de ebulição, considerado a uma atmosfera de pressão é de -252,7 ºC.

Densidade


Densidade: a densidade do hidrogênio é de 0,076 g por centímetro cúbico (cm3) ou mililitro (mL), no estado líquido a uma atmosfera de pressão e temperatura de -253 ºC.



É o elemento químico mais abundante do universo, foi  o primeiro elemento químico formado em seguida ao Big Bang. Está presente nas estrelas onde funciona como combustível das mesmas, nos seus núcleos, á altas pressões e temperatura, sofre fusão de seus átomos formando outros elementos químicos, como por exemplo o hélio, carbono, etc.

Fonte e obtenção

Pode ser produzido pela decomposição eletrolítica da água, pode ser obtido por reação catalítica do gás natural com água que gera gás carbônico e gás hidrogênio, por oxidação parcial de hidrocarbonetos, por exemplo: metano e oxigênio.

O trítio é muito raro na terra, esse elemento químico é radioativo e emite radiação do tipo beta, o seu tempo de vida é curto e decai muito rapidamente que as vezes não se consegue produzi-lo na mesma proporção em que decai. Pode  ser obtido em reatores nucleares, artificialmente pelo bombardeio do lítio de massa 6 que cinde esse átomo em dois outros átomos de trítio.

Utilização


Na astronáutica, o hidrogênio líquido é utilizado como combustível para foguetes, combustível no transporte em veículos automotores, na industria alimentícia na hidrogenação de gorduras, podemos salientar as insaturadas como no caso da produção da margarina, na industria petrolífera no processo de retirada de enxofre do petróleo, é utilizado na produção industrial  da amônia, é utilizado como refrigerador de geradores de usinas, na criogenia, na supercondutividade como gás refrigerador. Sendo um gás muito mais leve que o ar outrora foi utilizado no enchimento de balões. Foi utilizado na produção da bomba atômica de hidrogênio.
O hidrogênio é utilizado na preparação da margarina. Injeta-se hidrogênio no óleo vegetal ou seja, ácidos graxos insaturados para que se torne semi solidificado na consistência da margarina que nós usamos como alimento.
O gás hidrogênio é o combustível do sol, é o responsável pelo nascimento das estrelas.


Hélio-3 - Wikipédia. a enciclopédia livre
pt.wikipedia.org/wiki/helio-3




texto em construção