Diálise

Diálise
A Hemodiálise - sala de hemodiálise com seus respectivos aparelhos

sábado, 19 de março de 2011

Comentários 2

                                Comentários 2     

 Comentando - Situação de Aprendizagem 2

9ª e 10ª aula 1ª séries - A; B; C; 1TA; 1TB

Interações e Transformações


                                      Transformações químicas
p.6, exerc. 1.

Materiais obtidos diretamente da natureza
Materiais obtidos por transformações quím
                   Ouro
                        Cal
                Madeira
                    Cimento
                Granito
          Ferro para construção
               Mármore
                       Vidro
                  Areia
                     Plásticos


P.6, exerc. 2.

A madeira, o granito, o mármore, e até os gases naturais; são obtidos diretamente da natureza já prontos e são utilizados pelo ser humano após passar por uma simples transformação de purificação e já estão prontos para serem utilizáveis. Os materiais como o cimento, o ferro, vidro, plásticos, etc, São obtidos pela transformação de matérias-primas, através de tecnologias com gasto de energia, para que isso aconteça há a necessidade de mão de obra especializada e com custo de produção relativo.

p.7, exerc. 3.

a) O domínio do fogo proporcionava a segurança; afastava as feras predadoras.
b) Era usado na preparação da alimentação; assava as carnes, melhorava o sabor, amaciava as fibras, enfim; cozinhava os alimentos em geral.
c) Proporcionava conforto; aquecia durante o inverno e iluminava o acampamento.

p.7, exerc. 4.

a) A queima do gás de cozinha, GLP ou butano, é uma transformação química. Ao queimar esse gás há a liberação de energia na forma de calor e os produtos finais dessa transformação são o gás carbônico (CO2) e água (H2O).

b) O álcool passado na pele evapora, ao evaporar-se absorve calor. Ao passar para a forma gasosa, mantém a sua estrutura molecular intacta, não forma outra substância, a transformação é apenas física.

p.7. exerc. 5.

a) Não necessariamente! Existem reações que acontecem com uma única substância. Por exemplo: O halogenato de prata, ou cloreto de prata dos filmes fotográficos, não necessita de outras substâncias para reagirem, reagem apenas com a luz.

p.8 exerc. 5.

b) Ao observar a tabela acima, vemos que as três substâncias para reagirem, não precisaram de outras substâncias para se transformarem. Utilizaram apenas energia na forma de calor 1º caso do calcário, a água oxigenada reage com a luminosidade 2º caso, atração do átomo de oxigênio ionizado que se junta à molécula do gás oxigênio para formar a molécula de ozônio, por força atrativa eletromagnética ou por diferenças de potencial de cargas elétricas, como apresenta o 3º caso. Todas as três transformações aconteceram usando apenas energia disponível: térmica, luminosa, e atração por cargas (Íons).

p.11 preencher os espaços em branco da tabela.


Sistema
Estado inicial
Estado final
Evidências de transformações químicas
Ácido clorídrico ( HCl), vinagre e carbonato de cálcio
Líquido e sólido branco
Líquido e gasoso formação de gás.
Desprendimento de gas, líquido transparente.
Sulfato de cobre e solução de hidróxido de sódio
Líquido azul, mais líquido incolor mais ou menos viscoso
Sólido em forma de gelatina
Formação de sólido gelatinoso hidróxido de cobre.
Solução de sulfato de cobre e palha de aço
Líquido azul, esponja de bombril, sólido
sólido
Descoramento da solução azul, formação de um sólido vermelho escuro cor de cobre.
Solução de ácido clorídrico e magnésio ou zinco
Líquido viscoso, magnésio pó branco, zinco pó metálico.
Metal oxidado, corroído
Desprendimento de gás e corrosão do metal.
Solução de ácido clorídrico e hidróxido de sódio
Líquido viscoso, líquido viscoso
Esquenta, líquido.
Liberação de calor, formação de sal.
Gás carbônico e água de cal.

Gás invisível água com sedimento no fundo
Sólido e aquoso.
Formação de um sólido branco.


Questões para análise do experimento

p. 12, quest. 1
.
Em todas as reações demonstradas na tabela anterior houve a formação de novas substâncias. Houve a modificação na aparência, no sistema, no comportamento das substâncias e no seu estado final.

p.12, quest. 2.

Todas as interações! A solução de ácido clorídrico com o carbonato de cálcio, a solução de sulfato de cobre com o hidróxido de sódio, a solução de sulfato de cobre com a palha de aço, a solução de ácido clorídrico como o magnésio ou zinco, a solução de ácido clorídrico com o hidróxido de sódio, a solução de gás carbônico com água de cal. Todas apresentaram mudanças físico-químicas.

Lição de casa - Comentando a.

p. 12, quest. 1.

a) É uma transformação química a descoloração da roupa, (reação de sustância ácida e a tinta).

b) É transformação física a água líquida que ferve e muda de estado, evapora e continua sendo água na forma gasosa.

c) É transformação física a evaporação da água do mar que apenas evapora e deixa o resíduo de sal sólido.

d) É transformação química, o ferro entra em contato com o oxigênio do ar e forma óxido de ferro (ferrugem).

e) É uma transformação química a fruta que amadurece exibe outra textura e aparência, mudando a cor, o sabor, o cheiro e adoça o paladar.

f) É transformação física, a acetona que gaseifica em contato com o ar, evapora. As moléculas intactas se dispersam, mas continuam sendo da acetona.

p.13, quest. 2.

(  F ); ( Q ); ( Q ); ( F ); ( Q ); ( Q ); ( Q ); ( F )

Comentando - o que eu aprendi.

p.13.

Na situação de aprendizagem 2. Transformações químicas; nas aulas as quais participei, aprendi que muitos materiais podem ser obtidos diretamente da natureza, enquanto que outros precisam sofrer transformações de matérias-primas. Aprendi; que as substâncias que formam materiais podem ser transformadas fisicamente e quimicamente. Aprendi que nas transformações químicas os reagentes iniciais ao se transformarem produzem produtos com características de comportamento, aparência, estado finais diferentes. As reações acontecem a partir de uma ativação inicial, como energia na forma de calor, elétrica, luminosa, reações espontânea por atração iônica. Nas transformações físicas não ocorre mudança da estrutura química da substância, mas pode mudar o seu estado físico.  

Preenchendo os espaços em branco do caderno do aluno

Situação de Aprendizagem 3

Comentando os Fatores Que Podem Ser Analisados nas Interações e Transformações Químicas.

Exercícios em sala de aula

P.14, exerc. 1. Preenchendo a tabela

classificação
Sinais perceptíveis
Ñ instantânea
Forma sólido branco
Instantânea
Ocorre desprendimento de gás
Instantânea
Chama e calor
Ñ instantânea
Aparecimento de bolor, cheiro......
Instantânea
Aparece ferrugem
Instantânea
Proteína coagula, aparece cor branca


p.15 exerc. 2.

No resumo da análise da tabela das transformações químicas que classifica cada reação de acordo com o tempo e com os seus sinais perceptíveis, podemos chegar á conclusão que: numa transformação química, geralmente ocorre sinais perceptíveis na mudança dos reagentes que se transformam nos produtos, por exemplo, na mudança do aspecto das substâncias em transformação, ou na cor, no cheiro, na produção de calor ou esfriamento, na opacidade ou transparência do produto transformado. Quanto ao tempo de ocorrência da reação, há reações que ocorrem em frações de segundos, outras demoram minutos, outras demoram horas, outras ainda demoram dias. Há reações que absorvem energia e há reações que liberam energia, que pode ser na forma de luz, de calor, de radiação etc.


Comentando a Atividade 2 – O fator energia nas interações e transformações químicas

Exercícios em sala de aula

p.15, exerc, 1
.
Na transformação exotérmica, ao acontecer esse tipo de reação, há a liberação de calor para o meio ambiente. Nesse caso ocorre a perda de calor para o meio ambiente. Na reação endotérmica a substância formada ganha energia do meio ambiente na forma de calor. Nesse caso ela retira calor do meio ambiente e armazena no interior de sua massa.

Comentando as Questões para análise do experimento

p.16. Quest. 1
.
Após o aquecimento sim, houve transformação química porque ao aquecer o cristal sólido sulfato de cobre penta hidratado de cor azul, ele se tornou apenas o cristal sólido sulfato de cobre desidratado de cor branca. A estrutura molecular passou de CuSO4 5H2O hidratado, para CuSO4 anidro, mudou a fórmula molecular. Nesse caso ele absorve energia térmica. Ao re-hidratar o sulfato de cobre este ganha massa e libera energia na forma de calor, ao desidratar foi o contrário.

p.17. Quest. 2.
Ao adicionar pequena quantidade de água ao sólido do béquer, a cor do cristal ficou levemente  azulada, o que significa que reidratou.

p.17. Quest 3.

Sim! Essa interação com a água promoveu a hidratação da molécula de sulfato sólido de cor branca, que passou de CuSO4, para CuSO4. 5 H2O sólido, de cor azul (mudança da aparência).

p.17. Quest. 4.

O aquecimento do sulfato de cobre em temperatura alta; desidrata, de cor azul passa para a cor branca, o fenômeno é endotérmico. Na hidratação observa-se uma visível mudança de aspecto, o cristal branco fica azul, o fenômeno é exotérmico; há a liberação de calor.

p. 17. Quest. 5.

a) Estas representações do quadro dessa página significam as equações químicas das reações. Na primeira reação houve desidratação do CuSO4. 5. H2O, na segunda reação é o processo de re-hidratação do sulfato de cobre CuSO4.

p. 17. Quest. 5.

b) Substituindo os nomes das substâncias pelas fórmulas químicas nós temos.

Desidratação: CuSO4. 5 H2O   +    Calor  .....................     CuSO4    +     H2O.
Reidratação:  CuSO4   +   H2O .........................      CuSO4. 5H2O    +    calor.


Comentando a Revertibilidade das interações e transformações químicas

Exercícios em sala de aula

p.18. Quest. 1.

Na transformação revertível os reagentes iniciais reagem formando produtos, até certa quantidade ou ponto de equilíbrio ou saturação da reação. Ao atingir esse ponto os produtos formados começam a voltar a transformar em reagentes.

p. 18. Quest. 2.

Transformação irrevertível é a reação direta em que os reagentes formam produtos que permanecem estáveis até o consumo total dos reagentes, que não voltam à etapa inicial.

p.18. Quest. 3.

Preencher os espaços em branco da tabela.

Fenômeno
Classificação

Irrevertível

Irrevertível

Revertível

Irrevertível

Irrevertível


Comentando a Lição de casa

p.18. Quest. 1.

Três exemplos de reações instantâneas.

Queima da pólvora ou a explosão da mesma, a queima do gás metano, a reação de uma solução de ácido clorídrico e hidróxido de sódio.

Três exemplos de reações não instantâneas.

Enferrujamento do ferro pelo contado deste com o oxigênio do ar, e amadurecimento da fruta banana, apodrecimento de madeira exposta ao tempo.

p.19. Quest. 2.

Preencher os espaços em branco da tabela.

Etapa
Formas de energia envolvidas
Classificação
É uma transformação química?

Térmica
Exotérmica
Sim

Térmica
Endotérmica
Não

Térmica
Endotérmica
Não

Térmica
Endotérmica
Sim

Térmica
Endotérmica
Sim


p.19. Quest. 3.

Reações revertíveis são aquelas em que os reagentes iniciais se transformam em produtos e os produtos ao atingirem certa quantidade de síntese, ou equilíbrio; retornam ao reagente inicial. As reações irrevertíveis são as ditas diretas, os reagentes ao se transformarem em produtos não retornam aos reagentes iniciais. As reações revertíveis são a secagem do calcário e o aquecimento do calcário. As reações irrevertíveis são; a queima do carvão, a decomposição do calcário e a produção de ferro.

Comentando o que aprendi
 
p.20. Resp.

Neste capítulo nas aulas que participei, aprendi que os fatores como o tempo, a temperatura, a aparência; são sinais que podem ser analisados nas reações e que podem distinguir as interações e transformações químicas uma das outras. Além disso, aprendi que certas reações acontecem instantaneamente e outras acontecem á longo prazo. Aprendi que as transformações químicas podem absorver ou liberar energia do meio ambiente na forma de calor. No procedimento experimental aprendi que uma substância sólida cristalizada pode conter água residual, e essa água pode ser retirada dessa estrutura e mudar a aparência física, tornando-a completamente desidratada, mudando sutilmente seu aspecto visual e a sua conformação estrutural molecular, portanto, percebi que isso foi o indicativo de que ocorreu uma transformação química. Aprendi que as reações químicas podem ser escritas numa linguagem representativa quimicamente própria através de fórmulas. Aprendi que as transformações químicas, umas podem ser irrevertíveis, e outras são revertíveis.

      Comentando a Situação de Aprendizagem 4

     A Produção do Álcool Combustível e do Ferro

     Fermentação do álcool etanol

Buscar definição de: aciaria e escória.

p.22. Quest. 1

O texto trata de dois importantes produtos produzidos no Brasil, economicamente importantes e amplamente usados, o combustível álcool e o metal ferro.



A fig. mostra álcool absoluto usado em laboratóriosde análises

p.22. Quest. 2.

Brasil é um dos maiores produtores de álcool, que é um produto orgânico extraído da plantação de canaviais, é produzido por transformação do açúcar da garapa da cana, que é fermentado, depois destilado e finalmente passando por desidratação para se tornar anidro. É um combustível de uso doméstico em geral. O ferro provém de minérios de ferro como a hematita, magnetita, siderita, pirita, que são transformados em altos fornos, á altas temperaturas, no metal ferro puro.

quinta-feira, 17 de março de 2011

O Estudo do Átomo

                                     

                      O Estudo do Átomo

A Evolução do Átomo

O Átomo Maciço de John Dalton


John Dalton foi Físico Inglês nascido na cidade de Eaglesfield, Cumberland no ano de 1766 e faleceu na cidade de Manchester no ano de 1844. Na sua teoria Dalton chegou à seguinte conclusão: toda a matéria existente é formada por átomos que são partículas extremamente pequenas, são esferas maciças, homogêneas, indivisíveis, indestrutíveis, e de carga eletricamente neutra. Cada átomo possui o seu próprio símbolo, e cada elemento possui propriedades características físicas e químicas diferentes. Um composto pode ser formado pela combinação de dois ou mais átomos.




Para maiores informações pesquisar:

pt.wikipedia.org/wiki/John_Dalton

O Átomo Corpuscular de Thomson


O físico britânico Joseph John Thomson nasceu em Cheethan Hill perto de Manchester no ano de 1956 e faleceu no ano de 1940 na cidade de Cambridge. Foi o inventor de um aparelho chamado de espectrógrafo de massa que permitia medir a massa dos átomos. Nas suas pesquisas, em 1898 sugeriu que o átomo deveria ser uma pequena esfera de massa positiva com elétrons de carga negativa incrustados na massa dessa esfera. Foi o descobridor da partícula negativa do átomo o elétron, chegou a admitir a divisibilidade da partícula atômica.

Para maiores informações pesquisar:

pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_John_Thomson




O Átomo de Rutherford - Modelo do Sistema Solar


O físico Ernest Rutherford nasceu em Spring Grove no ano de 1871, na Nova Zelândia e faleceu na cidade de Cambridge no ano de 1937. Suas experiências serviram para determinar o modelo do sistema solar para o átomo. O sol seria o núcleo atômico carregado positivamente (prótons) e os planetas em suas órbitas seriam os elétrons de carga negativa circulando nos seus orbitais distantes do núcleo.
Nas suas atividades científicas pesquisou a radiatividade e descobriu os raios alfa, beta e gama.

Para maiores informações pesquisar:

pt.wikipedia.org/wiki/Ernest_Rutherford





Bhor as Órbitas Circulares dos Elétrons e as Camadas Eletrônicas

Niels Bhor nasceu na Dinamarca, (kǿbenhanvn) Copenhague no ano de 1885, e faleceu no ano de 1962 em Copenhague. Postulou que o núcleo do átomo era positivo devido aos prótons e que os elétrons de carga negativa, circulavam nas suas mesmas órbitas circulares em torno de um núcleo pequeno. Ele organizou os orbitais em 7 níveis, ou a formação de até  7 camadas em torno do núcleo atômico que receberam as letras K; L; M; N; O; P; Q.

Para maiores informações pesquisar:

www.portalsaofrancisco.com.br/...bohr/modelo-atomico-de-bohr-1.php

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A Produção da Luz

A Luz é uma radiação eletromagnética em forma de onda com a faixa de freqüência de 7,5 x 10¹4 a 4,0 x 10¹4 hertz por segundo. Segunda lei de Bohr idealizou a produção da luz da seguinte forma O elétron em seu orbital em torno do núcleo recebe um quanta de energia., este salta de um orbital externo para um orbital interno absorve energia. Cessando o pulso de energia o elétron que está no orbital interno, volta para o seu orbital de origem emitindo um fóton (luz). Obs: o salto do elétron para a órbita interna pode ser de 1 ou mais orbitais, depende da energia aplicada sobre o elétron. Por exemplo: o elétron está no orbital 4, recebe energia vai para o orbital interno 2. Voltando para o seu orbital original 4, libera luz de cor correspondente a energia liberada (depende ainda do elemento químico usado para a cor da luz correspondente).



Diferentes Elementos Químicos, Cores Diferentes

O elemento químico argônio, pertencente ao grupo dos gases nobres, na forma de gás argônio, produz a luz azul esverdeada, é um exemplo de uma substância formado apenas por um elemento químico ou um único átomo individualmente, portanto esse gás não é formado por moléculas e sim por átomos individuais. O elemento químico neônio, pertencente aos gases nobres, se encontra naturalmente na  forma de gás neônio, são átomos individuais que produzem a luz de neon de cor avermelhada.
O elemento químico sódio produz a cor amarela. Observa-se isso experimentalmente quando colocamos uma  solução de cloreto de sódio para ser queimada numa chama, o que produz a cor respectiva.
O elemento químico potássio produz a luz de coloração violeta.
O elemento químico cálcio produz a luz de cor vermelho tijolo.
O elemento químico estrôncio, na forma de sal de estrôncio, ao ser queimado, produz a luz de cor vermelho-carmim. Está presente em fogos de artifício.
O elemento químico bário, quando queimado produz a luz de cor verde.
O elemento químico cobre na forma de sais de cobre ao ser queimado produz a luz de cor azul-esverdeada intensa.
o elemento químico césio produz a luz de cor azul-clara. Não esquecer que o césio é radioativo e emite partículas beta e principalmente a radiação gama é muito penetrante e contaminante nos tecidos biológicos. 
O elemento químico Arsênio produz a cor da luz azul ao ser queimado.
O elemento químico magnésio ao ser queimado produz a cor da luz branco brilhante.
O elemento químico cálcio produz a cor laranja, é utilizado em fogos de artifício.
O elemento químico ferro utilizado em fogos de artifício produz a luz dourada.



Nos fogos de artifício as cores depende do elemento químico utilizado.








Para maiores informações pesquisar:

www.portalsaofrancisco.com.br/...bohr/modelo-atomico-de-bohr-1.php

Sommerfeld e orbitais de trajetórias diferentes

Arnold Sommerfeld – físico nasceu em Konigsberg cidade da Prússia e faleceu em 1951. Em seus trabalhos científicos concluiu que os elétrons em um mesmo nível de camada podem fazer trajetórias diferentes nos seus orbitais, criando assim orbitais diferentes. Por exemplo: o orbital “s” tem a forma circular, o “p” tem a forma helicoidal e assim por diante.



Chadwick - Um Núcleo Com Nêutrons


Chadwick - físico britânico, nasceu no ano de 1891 em Cheshire e faleceu em Cambridge no ano de 1974. Descobriu a partícula neutra do núcleo do átomo o nêutron. Juntamente com Rutherford produziu a desintegração de vários elementos químicos com partículas alfa. A partir dessas experiências percebeu que partículas positivas eram atraídas para o lado negativo o cátodo e as partículas negativas para o lado positivo o ânodo e outras partículas não eram atraídas por nenhuma dessas forças atrativas. Concluiu então que havia uma partícula neutra.

Para maiores informações pesquisar:

en.wikipedia.org/wiki/James_Chadwick





O Átomo Atual


O átomo atual é um intrincado de partículas e sub-partículas de cargas negativas e positivas em números iguais, ambas neutralizando a sua eletricidade. Igualmente aos modelos apresentados anteriormente, no seu núcleo estão os prótons formados pelas sub-partículas  up e down e os nêutrons com suas duas sub-partículas up e down. Mais externamente encontram-se os elétrons.


                                                  Questionário


1) O formulador da teoria de que toda a matéria que existe é formada por átomos, que seriam  partículas extremamente pequenas, esféricas, maciças, homogêneas, indivisíveis, indestrutíveis e sem carga elétrica, formando compostos a partir da combinação de dois ou mais átomos foi:

a) Arnold Sommerfeld por volta de 1919.
b) Joseph John Thomson por volta do ano de1898.
c) Ernest Rutherford por volta do ano de 1914.
d) Niels Bhor por volta do ano de 1915.
e) John Dalton por volta do ano de 1803.


2) Com suas experiências realizadas com o tubo de raios catódicos, foi o descobridor da partícula de carga negativa do átomo, também foi o inventor do espectrógrafo de massa que possibilitava medir as massas dos átomos, elaborou a teoria de que o átomo deveria ser uma pequena esfera de massa positiva, com elétrons de carga negativa incrustados ou dispersos na massa dessa esfera formando a partícula, que poderia também sofrer divisão foi:

a) Arnold Sommerfeld por volta do ano de 1919.
b) Joseph John Thomson por volta do ano de 1898.
c) Ernest Rutherford por volta do ano de 1914.
d) Niels Bhor por volta do ano de 1915.
e) John Dalton por volta do ano de 1803.

3) O pesquisador que determinou o átomo segundo o modelo do sistema solar, na qual o sol no centro seria a representação do núcleo do átomo carregado positivamente e o planetas em suas órbitas representariam os elétrons de carga negativa nos seus orbitais circulares distantes do núcleo separados por espaços vazios, foi:

a) James Chadwick em 1932.
b) Hans Geiger em 1933.
c) Robert Oppenheimer em 1934.
d) Ernest Rutherford em 1919.
e) Frederick Soddy em 1914.

4) A produção da luz é o fenômeno que ocorre quando o átomo recebe energia elétrica, térmica, luminosa etc, e o seu elétron localizado no seu orbital sofre:   

a) um desarranjo exterior e salta para uma camada mais próxima do núcleo. Cessando essa energia sobre o átomo, o elétron se fixa nesse orbital interno liberando o fóton ou luz.
b) um rearranjo em seu exterior e salta para um nível externo ou mais distante do núcleo. Cessando essa energia sobre o elétron do orbital externo, este volta para o interno liberando o fóton ou luz.
c) exterior salta para o nível interno ou mais próximo do núcleo. Cessando essa energia sobre o átomo, o elétron do orbital interno, volta para o externo liberando o fóton ou luz de diferentes comprimentos de ondas produzindo as cores.
d) transição eletrônica do elétron, que do nível exterior salta para o nível interno ou mais próximo do núcleo. Cessando essa energia sobre o elétron do orbital interno, este volta para o externo liberando os raios de luz infravermelha.
e) transição eletrônica, nesse caso, o elétron do nível exterior salta para um nível interno ou mais próximo do núcleo. Cessando esse energia sobre o átomo, o elétron do orbital interno volta para o externo liberando o fóton ou luz.



5) Nos seus experimentos Rutherford determinou a existência de uma região que contém carga elétrica positiva.



a) Essa região está no centro do átomo onde forma o seu núcleo onde há grandes espaços vazios, aí estão localizadas as partículas de carga positiva do átomo.
b) Essa região está no centro do átomo onde forma o seu núcleo que é denso e pequeno, aí estão localizadas as partículas de carga positiva do átomo.
c) Essa região está na eletrosfera do átomo, onde forma o seu núcleo que é denso e pequeno, aí estão localizadas as partículas de carga positiva  e negativa átomo.
d) Essa região está no centro do átomo onde forma o seu núcleo que é vazio e pequeno, aí estão localizadas as partículas de carga negativa do átomo.
e) Essa região está no centro do átomo onde forma ao sua eletrosfera que é densa e pequena, aí estão localizadas as partículas de carga positiva do átomo.

                                          Prof. Antonio

quarta-feira, 2 de março de 2011

Comentários - A produção da cal

                                          Professor: Antonio - Química

                                                     Comentários

                     Caderno do aluno – Química 1ª série – Volume 1

                                               6ª aula 1ª séries - A; B; C; 1TA; 1TB

                                                  A produção da cal

Cad. alun. – química – vol. 1, p. 4 quest. 1.

Como sabemos matéria prima é aquela que é usada numa transformação para se conseguir novos materiais, no nosso caso, de utilização humana. No que se refere a produção da cal, o calcário (CaCO3) é a matéria prima para a fabricação da cal produto final, e o carvão (carbono) é a matéria prima para o fornecimento da energia térmica necessária para a transformação.

Cad. alun. – química – vol. 1, p. 4 quest. 2.

Nessa questão dá para visualizar explicitamente o que é ganhar ou perder massa após uma transformação química. Durante a calcinação o calcário (CaCO3), libera gás carbônico (CO2) que por estar num sistema aberto vai para a atmosfera e se perde. Após ser formado o CaO ( cal viva) sólido, houve a redução da massa ou do seu peso. Na reação de hidratação da cal viva para preparar a cal de uso nas construções civis, ocorre o contrário, o CaO ao reidratar; absorve água, ganha massa, formando a cal hidratada Ca(OH)2 .

Cad. alun. – química – vol. 1, p. 4 quest. 3.

A economia é o sucesso da natureza, que nada se perde e tudo se transforma. Quanto menor o tempo de produção e transformação da matéria prima em produto final, menor o gasto de energia utilizada, fornos de capacidade de armazenamento sem perda energética, a manutenção a mesma temperatura por horas, sem a perda de calor, com isso o custo da produção final será menor, sofre menos o ambiente natural, sofre menos o homem.

Cad. alun. – química – vol. 1, p. 4 quest. 4.

O ser humano adéqua a tecnologia ao seu benefício evitando desperdício. Quanto mais rápido o tempo de produção, menor o custo, menor energia e matéria prima de produção, menor interferência para o meio ambiente, maior disponibilidade e custo do produto para o cliente.

Comentando a Lição de casa

Cad. alun. – química – vol. 1, p. 5 quest. 1.

A matéria transformada elabora uma vasta gama de materiais que são utilizados pelo ser humano. Os materiais podem ser extraídos prontos diretamente da natureza, outros sofrem transformações por ações tecnológicas para posterior uso. Especialmente na construção civil, há uma diversidade de materiais: areia, pedra, tijolos de barro ou de cimento, telhas, madeira, cal, cimento, ferro, alumínio, vidro, tinta, cola plástica para tubos de água, tubos PVC para água e esgoto, fios de cobre, pisos cerâmicos.

Cad. alun. – química – vol. 1, p. 5 quest. 2.

No último século houve um avanço muito grande na área da produção de bens de consumo. Materiais obtidos pelo desenvolvimento tecnológico; barras de ferro, cimento, cal, janelas e portas de alumínio, vidro, fios de cobre, tubulação para água e esgoto PVC, tintas látex e a óleo. A cal era usada desde a antiguidade, o cimento; os romanos já utilizavam na sua época uma espécie de cimento produzido a partir de cinzas vulcânicas.

Comentando o que eu aprendi

Cad. alun. – química – vol. 1, p. 5.

O aluno deverá situar-se naquilo que absorveu do conteúdo, que se inteirou a respeito do assunto abordado neste capítulo. Na Situação de aprendizagem 1, produção e uso da cal; aprendi que a cal é produzida a partir de um mineral obtido de jazidas, o calcário, que é calcinado em temperaturas altas pela queima do carvão e se transforma na cal viva. Aprendi que certas substâncias ao serem transformadas perdem ou ganham massa. Aprendi que alguns dos materiais que usamos hoje já eram usados desde a antiguidade, outros só apareceram com o avanço tecnológico. A cal é utilizada nas construções civis, na metalurgia, na agricultura, no tratamento de água, na fabricação do papel, etc. Se o aluno estiver consciente de que aprendeu tudo isso deverá somar ao seu conhecimento e buscar aplicabilidade desse conhecimento.