Diálise

Diálise
A Hemodiálise - sala de hemodiálise com seus respectivos aparelhos

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Galvanização


                       Galvanoplastia

Conceitos Gerais

O termo galvanização vem do criador da técnica, o médico Italiano Luigi Galvani 1737-1798.

Muitos metais que utilizados no dia-a-dia sofrem constantes  transformações, deteriorando ou  oxidando. O processo pode ser lento ou rápido, mas pode modificar completamente a característica do metal atacado, ou destruí-lo completamente. Por esse motivo lançamos á mão de um processo de conservação utilizado durante muito tempo, a galvanização

Galvanizar um metal é revestir a sua superfície exposta, que sofre oxidação constante, com outro metal que não sofre esse tipo de corrosão. O revestimento também é feito para embelezar um objeto com outro metal que lhe dê uma visualização mais elegante e ornamental.


A Expressão Galvanização e Eletrólise


O termo oxirredução é o mesmo que eletrólise, e pode ser também empregado genericamente como galvanização. A galvanização pode significar uma reação de oxirredução com a ajuda de uma corrente elétrica.
A nível do átomo, a eletrólise ou galvanização ou oxirredução, se faz por meio de uma corrente elétrica aplicada, a qual provoca a oxirredução do metal a ser utilizado como revestimento. Significa ainda, que o átomo do metal com o qual se quer revestir o outro, recebe um elétron e se torna reduzido.  


Os Termos Oxidação e Redução


Em termos genéricos, a oxidação de um metal significa, enferrujar o próprio, ou retirar elétron (s) de seu (s) orbital (is) mais esterno (s) por meio de reação que pode ser espontânea. Enquanto que a redução acontece forçadamente, com a ajuda de uma corrente elétrica que força o elétron retornar para o lugar de “origem” onde estava anteriormente nesse átomo, no caso da transformação que acontece no metal, significa deixar esse metal no estado puro e estável em relação a sua carga elétrica. 

Quais o Materiais Utilizados na Galvanização?

Geralmente o zinco é um dos metais utilizado com o nome do processo de zincagem, no recapeamento do ferro que sofre oxidação muito rápida quando exposto a intempéries naturais. Se consideramos o processo de galvanização um processo mais rudimentar que o processo de cromeação, niquelação, banho de ouro, os outros metais utilizados na galvanização além do zinco, são o cobre, bronze, latão. 

Tipos de Galvanização 

Existem três tipos de galvanização, a galvanização a frio, a quente e a eletrolítica. A galvanização a frio consiste em revestir um metal que sofre corrosão muito intensa, com tinta a pincel ou spray que contém alto teor de zinco que forma uma película seca protetora do metal a ser protegido.
A galvanização a quente em imersão em solução tem maior durabilidade, pois os produtos ou peças a serem galvanizadas precisam passar por etapas de limpeza total, como o desengraxe, a decapagem, passando por um enxague e fluxagem, para depois ser revestido pelo zinco.
A galvanização eletrolítica consiste em mergulhar a peça de ferro ou de aço a sofrer a zincagem em um tanque com solução de zinco e passar por essa peça uma corrente elétrica, esse processo promove proteção completa, amplia a durabilidade, deixa as peças com um acabamento mais fino e as peças mais brilhante e lisas.


Questões

1) Muitos metais que utilizados no dia-a-dia sofrem constantes transformações, deteriorando ou oxidando. nesse caso utiliza-se a galvanização. O que é galvanizar um metal?

a) É revestir a sua superfície exposta, que sofre redução constante, com outro metal que não sofre esse tipo de corrosão. 
b) É revestir a sua superfície exposta, que sofre oxidação constante, com outro metal que não sofre esse tipo de corrosão. 
c) É revestir a sua superfície exposta, que sofre oxirredução constante, com outro metal que não sofre esse tipo de corrosão. 
d) É revestir a superfície exposta de metais oxidados, com metais que não sofrem oxidação facilmente de pureza 100%.

2) Geralmente, um dos metais utilizado no processo de zincagem, no recapeamento do ferro que sofre oxidação muito rápida quando exposto a intempéries naturais é o:

a) ferro.
b) latão.
c) cobre.
d) zinco.
e) bronze.

3) Na proteção de peças que sofrem corrosão intensa, quantos tipos de galvanização existem?

a) um tipo, a galvanização a quente com imersão das peças em solução de zinco.
b) dois tipos, a frio e a quente, com imersão das peças em solução de zinco.
c) dois tipos, a galvanização, a frio e a quente, aplicada com pincel ou spray.
d) três tipos, a galvanização a frio, a quente e a eletrolítica.









Nenhum comentário:

Postar um comentário