Diálise

Diálise
A Hemodiálise - sala de hemodiálise com seus respectivos aparelhos

domingo, 3 de novembro de 2013

Hélio

                                 O Hélio - He

O hélio a nível atômico é o elemento químico número dois da tabela periódica a descoberta desse elemento químico se dá por volta do ano de 1868 pelo astrônomo Francês Pierre Janssen. Por pertencer ao grupo dos gases nobres, apresenta-se como átomo isolado, consequentemente esse gás é formado naturalmente por partículas monoatômicas.

Família

O hélio pertence a família 8A ou 18 dos gases nobres da tabela periódica.

Isótopo

O isótopo natural do hélio, é o hélio de massa 3 (tralphium), formado por 2 prótons e 1 nêutron, é muito raro no nosso planeta.

Na Forma Iônica

O hélio é pouco reativo e não se ioniza facilmente, portanto; não convém representa-lo como cátion ou ânion.

A Massa do Hélio

A sua massa atômica pode ser calculada matematicamente e é igual ao de um próton que corresponde ao seu peso multiplicado pelo número de Avogadro que condiz com o valor de aproximadamente 4,002 u.m.a.

Número de Elétrons

O átomo de hélio possui dois elétrons, de carga negativa, girando ao redor do núcleo no centro com características positivas, por possuir dois prótons de carga positiva e dois nêutrons que não possui carga. a configuração na distribuição eletrônica é 1s2.

O Número Atômico

O número atômico corresponde ao número de prótons, partícula positiva do núcleo que corresponde a 2.

Ponto de fusão e Ebulição

O ponto de fusão do gás hélio está muito próximo do zero absoluto e é de -272ºC e o ponto  de ebulição muito próximo do ponto de fusão é de -269ºC.

Peso e Densidade

Peso de um único átomo do isótopo de hélio de massa 4,002 isolado é dado pela sua massa dividida pelo número de Avogadro que corresponde a 0,6647 x 10-23g. A densidade do isótopo do hélio de massa 4 é de 0,1785 g/cm3.

Odor e Toxicidade

Esse gás não apresenta cheiro e nem toxicidade para o meio ambiente ou para o ser humano por ser inerte ou isento de reações em condições normais.

Obtenção do Gás Hélio
Na atmosfera terrestre é encontrado numa proporção tão pequena que não seria recomendável ou rentável obtê-lo desse ambiente. É obtido pela desintegração natural de outros elementos químicos como o urânio 238 e o tório desde a formação do nosso planeta terra, também é encontrado em jazidas de gás natural, onde depois de formado se juntou ao longo do tempo e de onde é atualmente retirado por prospecção a nível comercial, nesse local está  associado ao gás metano. Pode-se também obter o hélio pelo bombardeamento do lítio ou boro com prótons em alta velocidade. Esse gás também pode ser encontrado em pequenas proporções em águas minerais e nas erupções vulcânicas. 

Países Produtores do Gás Hélio

Os Países onde são encontradas as principais fontes de obtenção ou produção são: os Estados Unidos, o Canadá, a Polônia, a Argélia, a África do Sul, a Rússia, o Qatar e a China.

Utilização do Gás Hélio no Cotidiano

Para enchimento de bexigas (balões de festa) é alugado em cilindros de vários tamanhos. esse gás tem importante aplicação no resfriamento de ímãs dos aparelhos de ressonância magnética computadorizada, em aparelhos de espectroscopia de massa,  em soldagem, como gás que intercala os espaços dos feixes de fibras ópticas, no resfriamento de chips que conduzem sinais de alta velocidade, evitando o aquecimento, no estado líquido tem seu emprego no resfriamento de reatores nucleares, nos telescópios espaciais, e ainda no resfriamento dos supercondutores do colisor de hádrons da Europa, utiliza-se em tanques de ar para mergulhadores, por não se misturar muito com o sangue ao serem descomprimidos os pulmões, quando retornam  do mergulho á superfície da água. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário