Diálise

Diálise
A Hemodiálise - sala de hemodiálise com seus respectivos aparelhos

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Lítio

                                  Lítio - Li
O lítio é o terceiro elemento químico da tabela periódica na sequência dos números atômicos.

A Descoberta do Lítio

O descobridor do elemento químico lítio foi o Sueco Johan August Arfwedson em 1817 estudando o mineral petalita e salmouras que o continham.

Família 

O lítio pertence a família 1 ou IA, dos metais alcalinos, localizado no segundo período da tabela periódica. 

Isótopos Naturais

O isótopo natural do lítio 7 é o mais abundante da  terra, outro isótopo, é o isótopo de lítio de massa 6 o segundo em abundância na terra.

A Massa Atômica

Massa atômica do lítio é aproximadamente 7, ou seja; 6,941 u, que corresponde ao seu peso multiplicado pelo número de Avogadro.

O Número Atômico

O número atômico do lítio corresponde ao número de prótons, partícula positiva do seu núcleo que corresponde a 3.

Número de Elétrons

O átomo de lítio possui três elétrons, de carga negativa, girando ao redor do núcleo situado no centro, com característica positiva. Possui três prótons de carga positiva e 4 nêutrons que não tem carga. 

O Íon Lítio

O lítio na forma ionizada é o mais eletropositivo dos elementos químicos, perde um elétron e se transforma no cátion monovalente Li+.

Distribuição Eletrônica

A configuração na distribuição eletrônica é 1s2, 2s1.

Peso

Peso de um único átomo do isótopo de lìtio de massa 7, isolado é dado pela sua massa dividida pelo número de Avogadro que corresponde a 1,1627 x 10-23 g.

Massa Peso Por Centímetro Cúbico

O peso do metal lítio por centímetro cúbico é de 0,53 gramas em CN.

Estado Físico em CN.

Em condições normais de temperatura e pressão o lítio se encontra no estado sólido.

Temperatura de Fusão.

A a temperatura de fusão do metal lítio puro em CN, é de 180 graus Celsius. 

Temperatura de Ebulição

A temperatura de ebulição do metal lítio puro em CN, é de 1342 graus Celsius.

Combinações do Lítio

O lítio pode se combinar na natureza com oxigênio ou outro elemento químico, no primeiro caso, oxida e forma a base hidróxido de lítio (LiOH), ou o sal carbonato de lítio (Li2CO3), ou ainda forma o cloreto de lítio (LiCl), o brometo de lítio (LiBr) o nitrato de lítio (LiNO3). ou a ambligonita (Li,Na)Al(PO4), espodumena ou silicato de alumínio lítio LiAlSi2O6, e ainda o hidróxido de silicato de sódio lítio boro: LiNaSiB3O7(OH). O lìtio também se encontra em rochas ígneas graníticas como o quartzo, feldspato e mica.

Obtenção 

Principal fonte de obtenção atualmente são os evaporitos encontrado no Chile e na Argentina ou salmouras que contém lítio. Outros minerais que contém lítio e podem ser processados, são o espodumênio, lepidolita, ambligonita o mesmo que petalita.

Industrias Processadoras a Nível Mundial

As principais processadoras do metal são: a Norte americana Cyprus Foote Mineral Co, e FMC Corp. Lithium Division, No Brasil, temos a Companhia Brasileira de Lítio – CBL, situada no município de Divisa Alegre, MG, Outras empresas de grande porte são: a TANEX Corporation incluindo SQM – presente no Chile e Gwalia presente na – Austrália), ou a Rockwood incluindo Chemetall – Alemanha, Cyprus Foote – EUA, SCL – Chile) e a FMC Corporation Minera Del Altiplano – Argentina e a FMC Lithium Division & Manufacturing nos EUA.

Utilização

O lítio é utilizado na fabricação de baterias para celulares, de computadores, calculadoras, e de aparelhos utilizados em medicina de implantes, na industria farmacêutica na fabricação de psicotrópicos para pacientes bipolares e analgésicos, na produção de ligas metálicas condutoras de calor,  na fabricação de lubrificantes a partir do estearato de lítio, é empregado como depurador de ar em submarinos e naves espaciais, com a retirada do gás carbônico do ar, é usado na fabricação de prisma óptico ou janela óptica, atualmente fabricado pela Beijing Scitlion Technology Co.,Ltd, é utilizado em espectrofotometria de radiação infravermelha, na forma de fluoreto de lítio, é utilizado na fabricação de ligas de alumínio, de cádmio, ou magnésio, especialmente na refinação desses metais fundidos. O litio purificado produz o isótopo de lítio de massa 6 puro, que é aplicado na industria termonuclear, pode também ser empregado no tratamento de concreto com compostos a base de lítio para evitar rachaduras.

                                                   Bibliografia

Lítio - Cetem
www.cetem.gov.br/publicaçao/CTs/CT2008 - 178-00.pdf

Lítio - Wikipédia.a enciclopédia livre
pt.wikipédia.org/wikLitio

Estudo de tratamentos com lítio no combate da reação álcali ...
www.sliesshare,net/.../estudo-de tratamentos-com-ltio-no-combate-da-re...

Nenhum comentário:

Postar um comentário