Diálise

Diálise
A Hemodiálise - sala de hemodiálise com seus respectivos aparelhos

domingo, 26 de janeiro de 2014

A Matéria


                                  A Matéria
Início da Química

Conceitos Fundamentais Sobre a Matéria

Toda a  matéria conhecida teria origem no Big Bang, uma grande explosão que aconteceu há bilhões de anos atrás, que criou o espaço e o tempo, criou também os elementos para a formação do universo. Sua energia primordial liberada seria a responsável pela conversão em subpartículas menores da matéria, os quarks que por sua vez formariam os prótons de carga positiva que iria se transformar no hidrogênio. Outro tipo de partícula “geraria” os elétrons. A partir desse ponto entraria em ação outra força coadjuvante, o magnetismo responsável pela atração das subpartículas criadas que se juntariam na formação dos tijolos fundamentais da construção de toda a matéria visível, formando nuvens densas de gás que adquiriram movimentos circulares se condensaram, gerando corpos cada vez maiores, até formarem as estrelas.
Juntamente com a matéria formada, houve a criação das propriedades específicas que mantém a sua estrutura e estabilidade como matéria. Essas propriedades são o espaço necessário para as formas e a dimensão dos corpos no seu lugar de ocupação no espaço, criou-se a densidade da matéria e seu peso em relação á atração de um corpo por outro, criou-se simultaneamente também os estados físicos da matéria, nas formas de plasma, gasosa, líquida e sólida.





A foto ao lado mostra a atmosfera. O que dá a cor azul do céu é o oxigênio e o azoto (nitrogênio), as nuvens, as colinas ao fundo, as árvores, as construções civis, as casas, tudo é matéria.








A matéria que conhecemos é formada por átomos que podem ser de uma única espécie, por exemplo; o gás hidrogênio puro (H2), ou formado por dois átomos de hidrogênios, ou ainda por ouro puro (Au), é o ouro 24 quilates que pode ser transformado em uma barra de ouro, ou mesmo por átomos de diferentes espécies como a água (H2O) que é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.

Elementos químicos Formando a Matéria

Átomos


Os elementos químicos são o átomos que formam a matéria. Os átomos podem ser de uma mesma espécie e estarem isolados. Por exemplo; o átomo do elemento químico hidrogênio (H), oxigênio (O), ouro (Au)...etc. 

Átomos Formando Substâncias

O átomo isolado e formar substância (s) simples. Exemplo o gás hélio (He), gás neônio (Ne) argônio (Ar), que são gases nobres. Essas substâncias são formadas por átomos isolados. Não formam moléculas. O metal ouro puro 24 quilates também é uma substância formada por átomos isolados, seus átomos não formam moléculas. Esse elemento químico que forma a substância ouro se liga um ao outro por ligações metálicas criando a matéria sólida o ouro puro. 



Moléculas

Elementos Químicos Formando Moléculas

Outros átomos de espécies químicas diferentes como o hidrogênio (H), o carbono (C), o oxigênio (O), o flúor (F), ou o átomo de ferro (Fe), sódio (Na), se ligam formado moléculas e compostos iônicos.
A água (H2O) é formada pelo elemento químico oxigênio e hidrogênio, O  álcool é C2H5OH é formado pelo elemento químico carbono, oxigênio e hidrogênio.

Moléculas

Moléculas de água                                                                                                                Moléculas de álcool










                                  O Magnetismo na Formação da Matéria.


O movimento dos elétrons de carga negativa, numa órbita fechada gera um dipolo magnético perpendicular ao plano da órbita da carga negativa. São  essas rotações que determinam as propriedades magnéticas dos átomos, que se atraem por interação magnética, ou se repelem pelo eletromagnetismo. Portanto a liga da formação da matéria ou das subpartículas de um átomo é o magnetismo.


Características Específicas da Matéria


Interpenetração na Matéria


A matéria forma corpos distintos não se interpenetram portanto, dois corpos não ocupam o mesmo lugar no mesmo espaço ao mesmo tempo.


As Dimensões Próprias dos Corpos


Cada corpo tem sua forma e dimensão própria, pode ser pesado e medido em volume. A matéria tem a propriedade aumentar em tamanho os corpos formados, adicionando átomos ou partículas no corpo em crescimento. De outra maneira a matéria pode se dividir na formação de corpos menores de dimensões próprias. 

Crescimento Biológico

Por exemplo uma árvore possui forma e tamanho de crescimento próprio para cada espécie, cada animal nasce, cresce e adquire o seu tamanho e formato de acordo com a inserção de átomos que se juntam formam as moléculas, que por sua vez formam as células que formarão os tecidos e órgãos e por fim o corpo todo modelado.
O ser humano é um corpo, o elefante é um corpo, o camundongo é um corpo, a lua é um corpo celeste, uma bactéria que não enxergamos a olho nú é um corpo.
Uma pedra é um corpo que mesmo sendo grande, com o tempo se desgasta e vai reduzindo o seu tamanho gerando corpos ou partículas menores.  Qualquer outro corpo adquire forma e tamanho próprios, uma garrafa de vidro para armazenamento de vinho, é um ser inanimado, um objeto de proporções planejada pelo homem, também é um corpo modelado para os padrões de uso. Cada tipo de garrafa é uma parte limitada da matéria transformada em vidro com a dimensão apropriada e coerente para o seu uso. 

Divisão da Matéria

A matéria pode ser dividida. Um exemplo é o mármore, rocha metamórfica de origem calcaria especialmente as usadas na exploração comercial se localizam em jazidas ou locais em grandes proporções como em montanhas, encontradas na Itália, Portugal e outros países. Para a extração e comercialização é cortada em blocos que podem ser grandes. Passando a ser industrializado esses blocos posteriormente são recortados em placas de tamanhos adequados e sofrer polimentos podem ser transformadas em peças artesanais, de revestimento, ou outros usos na construção civil. Uma montanha de rochas com o tempo vai se desgastando pela erosão em fragmentos pequenos e transformando em partículas pequenas ou minúsculos grãos de areia e pó. Um bolo de aniversário pode ser cortado em fatias, uma rocha pode ser quebradas em pedriscos (britagem), uma chapa de aço pode ser cortada. A nível microscópico um átomo pode ser dividido. O Urânio 238 pode ser quebrado por decaimento natural ou fissão, em tório 234 e liberar a partícula alfa constituída de 2 prótons e 2 nêutrons (hélio).

A Dureza da Matéria 


A matéria na formação dos corpos os átomos se combinam para formar a dureza dos materiais. A dureza de cada material se comprova por exemplo, pela capacidade com que um objeto tem para riscar outro objeto. Um gás não tem dureza da qual se possa riscar, a água líquida não tem dureza que se possa riscar, uma gelatina possui o material com que é feito, mole, já pode ser riscada. Um pedaço de madeira de pinho já é mais duro e pode ser riscado ou cortado pelo ferro, o ferro pode ser riscado pelo diamante, que é mais duro que o ferro.

Dureza de alguns materiais

A dureza dos materiais é dada em escala Mohs, a escala que quantifica a dureza de minerais.

Talco -  Mg3Si4O10(OH)2  = 1,0 arranha com a unha.
Chumbo                         =  1,5 metal.
Gipsita (ou gesso)            =  3,0 mineral.
Prata - (Ag)     = 2,5 - 3,0 metal.
Ouro - (Au) = 2,2 a 3,0 metal.
Alumínio (Al) 2,5 a 3,0 metal.
Aço  = 4,0 a 4,5 metal.
Quartzo = 7,0 cristal arranha o vidro.
Topázio = 8,0 mineral, cristal - arranha o quartzo.
Córidon = 9,0 mineral, cristal - arranha o quartzo.
Diamante = 10,0 arranha todos os outros materiais.

Corpos
  
Os corpos são formados de matéria. O planeta Terra é um corpo no espaço, uma pedra é um corpo, um tronco de madeira é um corpo, o elefante é um corpo, o camundongo é um corpo, o ser humano é um corpo, uma bactéria que não enxergamos a olho nú é um corpoUma pedra é um corpo que sofre desgaste diante das intempéries, mesmo sendo grande, com com a ação da natureza e com o tempo se desgasta, reduzindo o seu tamanho gerando corpos ou partículas menores. 

Corpos Com Massas de Densidades Diferentes

Um corpo com 1000 centímetros cúbicos de água a 25 graus Celsius e 1 atmosfera de pressão pesa aproximadamente 1000 gramas, um corpo de ferro puro com 1000 centímetros cúbicos pesa 7874 gramas. 

Massa 

Massa é a medida da quantidade de matéria.  
A massa dos corpos pode variar, há corpos com massa mais densa,como uma barra de ferro maciço, ou o chumbo que tem a densidade de 11,3 g/cm3. Há corpos com massa menos densa como o isopor ou um colchão de espuma sintética. 
O peso de um objeto com a mesma massa pode variar conforme a força da atração da gravidade terrestre. Por exemplo o capacete que um astronauta usa aqui na Terra é mais pesado aqui, do que quando ele estiver utilizando na lua, ou na estação orbital. Lá sem a ação da força da atração gravitacional da terra, esse mesmo capacete não pesará nada, estará flutuando no ar sem  peso algum. No entanto é o mesmo capacete com a mesma massa e densidade. 

Peso 
      
É a força de atração  entre o centro de qualquer corpo e o centro da terra. é a atração gravitacional da terra que dá peso aos corpos. 


O peso de um corpo está relacionado ao peso de outro corpo. É o centro de um corpo que atrai o centro de outro corpo e que lhe dá o peso conforme a força dessa atração. Na Terra a matéria se torna pesada sob a força da atração da gravidade. 
A atração gravitacional de um corpo pode se dar, pela sua rotação em torno do seu eixo. A rotação em torno de um eixo pode ser exercida por corpos celestes como o sol que possui o seu próprio eixo, ou por planetas como mercúrio, Vênus, ou a Terra que gira em torno de seu próprio eixo próprio criando a força da atração gravitacional de seus corpos, dando peso a todos os corpos que são atraídos, ou estão em contato com a sua superfície.

Então podemos definir peso como a força de atração pela gravidade de um corpo em relação ao centro da Terra. É a gravidade da Terra que dá peso aos corpos.


As medidas de peso adotadas pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) no nosso pais são: tonelada, quilograma, grama, miligrama etc.

Transforme as seguintes medidas de toneladas para quilogramas.

0,01 t =                 0,75 t =                    1,50 t =              5,00 t =
0,05 t =                 0,90 t =                    1,75 t =              7,50 t =
0,10 t =                 1,0   t =                    2,00 t =            10,00 t =
0,50 t =                 1,25 t =                    2,25 t =            11,75 t =

Volume
   
É o Espaço ocupado por um corpo gasoso, líquido ou sólido. as unidades de medida adotadas pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) para os volumes são: o metro cúbico (m3), litro (L), e mililítro (mL)

Transforme os seguintes volumes de m3 em litros.
  
0,01   m3 =                 0,75  m3 =            1,50  m3 =            5,50  m3 =  
0,025 m3 =                 0,99  m3 =            1,80  m3 =           8,32   m3 = 
0,10   m3 =                 1,00  m3 =            2,00  m3 =          10,00  m3 =  
0,55   m3 =                 1,34  m3 =            2,35  m3 =          17,56  m3 = 

Transforme mililítros em litro (s).

  1,0  mL =               100,0 mL =              500,0 mL =          1750,0 mL =
10,0  mL =               250,0 mL =              750,0 mL =          2000,0 mL =
50,5  mL =               295,0 mL =            1000,0 mL =          2050,0 mL =
75,0  mL =               350,0 mL =            1325,0 mL =          2500,0 mL =

Objetos
     
Objeto é um pedaço de matéria trabalhado pelo ser humano que serve para ser usado adequadamente. 
A cadeira, uma mesa  são objetos, uma faca, colheres e garfos de cozinha são objetos, uma geladeira, a televisão, o rádio, o relógio ou a balança são objetos, a porca e o parafuso, o martelo, a chave de fenda são objetos, um lápis ou a caneta são objetos, o ferro de passar roupas. Outros mais sofisticados como o celular, o microondas, o computador, o carro são objetos montados por um número grande de peças que são objetos menores que vão se encaixando um no outro até  formarem o mais complexo. Os objetos são feito de diversos materiais, um foguete que sobe para o espaço é um objeto feito por diversos tipos de materiais.

Densidade

Cada espécie da matéria possui a sua própria densidade e massa. 

Em condições normais de temperatura e pressão, 1 cm3 em massa de água pesa 1 grama.

Portanto cada corpo tem a sua própria massa e densidade, os gases são muito pouco densos no seu estado natural. 
Os materiais mais pesados possuem mais densidade, enquanto que os materiais menos pesados possuem menos densidade. Um centímetro cubico de água no estado gasoso possui menos densidade e menos massa que um centímetro cubico de água líquida. A água líquida possui massa menos densa que um centímetro cúbico de ferro metálico.

A densidade de algumas substâncias puras.

A densidade do alumínio é 2,7 g/cm3
A densidade do ferro metal puro é 7,8 g/cm3
A densidade do mercúrio metálico é 13,1 g/cm3
A densidade do ouro metal puro é 19,3 g/cm3
A densidade do ósmio metal puro é 22,65 g/cm3

A Densidade Varia Com a Temperatura

A água liquida, a zero grau Celsius possui a densidade de 0,99984 g/cm3, a 4 graus Celsius a densidade é de 1,0000 g/cm3, a 10 graus Celsius a sua densidade é de 0,99970, a 30 graus Celsius possui a densidade de 0,99565 g/cm3. A mesma água sólida (congelada) possui outra densidade, pois flutua na superfície da água líquida. Uma bolinha de isopor possui menor densidade que a água, pois flutua na sua superfície, uma bolinha de ferro do mesmo tamanho que uma pedra de gelo afunda imediatamente.

A Temperatura de Fusão e Ebulição
       
A matéria se aquece naturalmente em consequência do atrito ou da compressibilidade da matéria com a matéria. Os corpos ao receberem radiação infravermelha se aquecem. 
Cada tipo de matéria pura possui a sua temperatura de fusão e ebulição própria.

Observe a tabela abaixo. 



A Compressibilidade da Matéria

A matéria pode sofrer compressibilidade e reduzir o seu volume, ao sofrer pressão uniforme por todos os lados. Os gases são os materiais que podem ser comprimido facilmente. Os líquidos e os sólidos sofrem muito pouca redução do seu volume dependendo da força da compressibilidade. Poderíamos imaginar as moléculas de água nas profundezas oceânicas, sofrendo o efeito da pressão de centenas de atmosferas e comprimidas pelo seu próprio peso, ou ainda o magma no centro da Terra sofrendo milhares de atmosferas de compressão devido a massa de matéria que o comprime.

No entanto para os materiais metálicos puro, a redução do seu volume por compressão física é menor nas condições normais do nosso planeta.

Saindo do nosso habitat e indo para o interior do núcleo das grandes estrelas, podemos imaginar que os elementos químicos, ou as moléculas sofrem pressões de milhões de atmosferas, portanto são comprimidas umas contra as outras com a diminuição dos espaços ou distâncias entre cada uma das partículas.

Fusão Nuclear

A compressibilidade da matéria pode facilitar a fusão da matéria. No núcleo das grandes estrelas onde há temperaturas altíssimas e pressões de milhões de atmosferas acontecem a fusão nuclear, formando átomos com a massa maior do que a original.

Pressão da Matéria

A nossa atmosfera é composta por uma diversidade de gases que formam uma coluna de aproximadamente dez quilômetros de altitude. Essa coluna de gases misturados, sob o efeito da gravidade terrestre causa uma pressão que é padronizado ao nível do mar a  zero metro de altitude e 273 Kelvin, em uma atmosfera de pressão. Essa pressão exercida pelos gases, consegue levantar uma coluna de mercúrio (mmHg), metal, numa altura de 760 milímetros ao nível do mar.

O gás engarrafado destilado do petróleo, o butano (C4H10), vem comprimido e no estado líquido em botijões que utilizamos como gás de cozinha.        

Divisibilidade

A matéria tem a propriedade de se dividir. Por exemplo uma montanha rochosa vai sofrendo desgaste pelo tempo pela ação dos ventos, da água, do frio e do calor, ou por erosão de ácidos ou ainda por erosão orgânica, vai se desgastando quebrando em grandes blocos de pedras ou em pequenos grãos de areia, e ainda, até em minúsculas partículas de tamanho molecular ou de íons que são continuamente retirados para utilização dos seres vivos microscópicos locais, fungos, algas, bactérias etc. A divisibilidade da matéria não para aí; até os átomos podem ser divididos. 

Solubilidade


É a reação entre solvente e soluto formando a solução. Essa propriedade da matéria, a solubilidade, interage com as substâncias do sistema diluindo os materiais. 

A água é o solvente  universal para uma grande quantidade de solutos. 
A água (H2O) é bom solvente para o cloreto de sódio NaCl a solubilidade em 100 g de água é de 36 gramas a 25 graus Celsius.

A água (H2O) é bom solvente para o sulfato de magnésio (MgSO4) a solubilidade em 100 g de água é de 36 gramas a 25 graus Celsius.

A água (H2O) é bom solvente para o brometo de sódio (NaBr)) a solubilidade em 100 g de água é de 120,0 g a 25 graus Celsius.

A água (H2O) é mau solvente para o carbonato de cálcio (CaCO3)) a solubilidade em 100 g de água é de 0,0013 gramas a 25 graus Celsius.

A água (H2O) é mau solvente para o sulfato de cálcio (CaSO4)) a solubilidade em 100 g de água é de 0,068 gramas a 25 graus Celsius.

Propriedades da Matéria
   
Propriedades Físicas
     
As propriedades da matéria são: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, condutibilidade elétrica, condutibilidade térmica e as propriedades organolépticas que são aquelas que podemos perceber pelos órgãos dos sentidos como a cor, sabor, cheiro etc. 
Os metais apresentam propriedades como resistência a corrosão, resistência mecânica à tração, alguns metais possuem maior, outros menor expansão térmica, sendo ótimos no aproveitamento para uso humano. 


Materiais


Quando vamos construir uma casa não dizemos: vamos comprar materiais para a construção! Quais são esses materiais? Cimento, tijolos, cal, areia, pedras britadas, a tinta, o ferro para fazer as vigas e amarrações de concreto. Os ingredientes para se fazer um bolo a farinha de trigo, o fermento os ovos, o leite, a manteiga ou margarina, o açúcar, o sal, as essências também são materiais.


A figura ao lado mostra a construção civil ao fundo que utiliza muitos tipos de materiais diferentes. O ferro, o cimento a cal, areia, pedras britadas, a madeira, fios e cabos elétricos, argamassas para várias colagens de materiais como pisos e revestimentos de paredes, porcelanatos, vidros, plásticos, borrachas, tintas.   

Matéria Prima

A matéria prima pode sofrer transformação e gerar um produto. Por exemplo; a bauxita é a matéria prima para obtenção do alumínio, o calcário é a matéria prima para a fabricação da cal, o carvão é matéria prima na produção do ferro e aço, o hidróxido de sódio é matéria prima na fabricação de sabões e por sua vez o cloreto de sódio é a matéria prima para a fabricação por eletrólise do hidróxido de sódio, a hematita é a matéria prima para a fabricação do ferro gusa que por sua vez é a matéria prima para a fabricação do aço.

Estados Físicos da Matéria

As substâncias podem mudar de estado físico. O estado físico das substâncias são três, sólido líquido e gasoso. Os estados físicos podem mudar dependendo do material que é constituído, conforme a sua composição química, conforme a pressão e conforme a temperatura na atmosfera terrestre.
   
Por exemplo: a água na natureza se apresenta nos três estados físicos. 

A água na forma de vapor é invisível ao olho nu, pode ser esquematizado conforme o esquema abaixo.




Estado Gasoso    

Ebulição

É o estado em que a substância atinge a temperatura do ponto de fervura ou ebulição, é a  mudança de uma substância do estado líquido para o gasoso.

Há substâncias que entram em ebulição em temperaturas muito baixas, muito abaixo de zero grau Celsius, como no caso do gás hidrogênio que a temperatura de -253ºC entra em ebulição.
Há substâncias que necessitam de altas temperaturas para entrar em ebulição, como no caso do tungstênio que necessita de temperatura de 5.828 K para entrar em ebulição. 

O ponto de ebulição do gás nitrogênio é -210ºC.
O ponto de ebulição do gás oxigênio é -186 ºC.
O ponto de ebulição do éter etílico é de 34,6ºC
O ponto de ebulição do álcool etanol é de 78,3ºC
O ponto de ebulição da água é de 100 ºC.

Água


A figura ao lado mostra o esquema das moléculas de água no estado gasoso. Podemos observar que as moléculas nesse estado físico se encontram mais afastadas uma das outras.
Gás Oxigênio

O esquema ao lado mostra as moléculas de gás oxigênio.

No nosso ambiente atmosférico o gás oxigênio se encontra 
sempre no estado gasoso.




Esquema das moléculas do gás ozônio.






Na nossa atmosfera o ozônio se encontra naturalmente no estado gasoso.

O ar atmosférico com a sua diversidade de gases é o melhor exemplo de estado gasoso da matéria. O ar atmosférico é formado pelo gás nitrogênio (N2) 78 %, gás oxigênio 20 %, argônio Ar 1 %, neônio (Ne) 0,0018 %, Hélio (He) 0,0005%, hidrogênio 0,00005 %, xenônio (Xe) 0,0000086.  

Estado Líquido 

Fusão

A liquefação de uma substância se dá quando a sua temperatura atinge o seu ponto de fusão. Convém  lembrar que os estados físicos da matéria depende muito da identidade da substância, da pressão atmosférica e da temperatura exercidos sobre a substância. Exemplo:

Exemplos de Temperatura de fusão.

A temperatura de fusão do gás nitrogênio é -198ºC
A temperatura de fusão da água é zero grau Celsius.
A temperatura de fusão do metal mercúrio é -38,8ºC.
A temperatura de fusão do metal alumínio 993 ºC.
A       "              "      "      "     "       ferro é 1.538 ºC.
A temperatura de fusão do vidro comum de SiO2, Na2CO3 ou CaCO3 é por volta de 1250ºC. Convém lembrar que o vidro comum é liquido, se apresenta aparentemente sólido, por ser um material com alta viscosidade.


        
O vidro, mesmo o comum, tem certa resistência a fenômenos como chuvas e rajadas de ventos fortes, proporciona um ambiente aquecido no inverno e mais interativo com a natureza em todas as estações do ano.






    

A Água líquida
   
 A figura logo abaixo mostra o esquema das moléculas da água no estado líquido. Observe que as moléculas estão mais próximas uma das outras do que no estado gasoso.



Água Tratada com Cloro


A água é uma das principais substâncias ingeridas pelo ser humano. Um ser humano adulto deve beber por dia de dois a três litros de água por dia. A água que o ser humano ingere deverá ser mineral potável, ou tratada por métodos tecnológicos que a torna potável. Quando a água é retirada por pessoas que a utilizam diretamente de ambientes como o de rios poluídos por materiais orgânicos, além da filtração dessa água para retirar as partículas em suspensão, os consumidores deverão ter em mãos, um dos principais produtos químicos mais utilizados pela população local que é o cloro. O cloro elimina a população microbiológica dessa água que pode causar vários tipos de patologias como; hepatite infecciosa, febre tifoide, leptospirose e doenças diarreicas.

Estado Sólido 

O estado sólido de uma substância acontece quando a sua temperatura está abaixo da sua temperatura do ponto de fusão. O ponto de fusão é o mesmo ponto de solidificação de uma substância.

No estado sólido a matéria se apresenta com os átomos mais próximos um do outro.


Esquema representativo de átomos 
alinhados de um metal.









O esquema abaixo representa átomos de um metal amassado.







Exemplos de Temperatura de fusão.

A temperatura de fusão do gás nitrogênio é -198ºC
A temperatura de fusão da água é zero grau Celsius.
A temperatura de fusão do metal mercúrio é -38,8ºC.
A temperatura de fusão do metal alumínio 993 ºC.
A       "              "      "      "     "       ferro é 1.538 ºC.
A temperatura de fusão do vidro comum de SiO2, Na2CO3 ou CaCO3 é por volta de 1250ºC. Convém lembrar que o vidro comum é liquido, se apresenta aparentemente sólido, por ser um material com alta viscosidade.


        
O vidro, mesmo o comum, tem certa resistência a fenômenos como chuvas e rajadas de ventos fortes, proporciona um ambiente aquecido no inverno e mais interativo com a natureza em todas as estações do ano.





    
O Enxofre Estados Físicos
      
O enxofre pode apresentar-se na forma dos três estados físicos a 444,7 ºC se torna gasoso com moléculas formadas com dois átomos (S2), pode aparecer com seis átomos, S6 enxofre rômbico a 112,8 ºC se apresenta no estado líquido, oito átomos S8 na forma de anel, e na temperatura ambiente se apresenta no estado sólido.  

Sublimação

Gelo seco

Sublimação é o processo pelo qual uma substância passa diretamente do estado sólido para o gasoso. Um exemplo disso é o gelo seco. O gelo seco é formado por gás carbônico congelado a -78,5 ºC.
O gelo seco é usado em maquinas que fazem fumaça, no transporte, em bares, restaurantes, na farmacologia, na alimentação.

Naftalina

O naftaleno, hidrocarboneto aromático formada por dois anéis benzênicos é vendido comercialmente com o nome de naftalina.. A naftalina são bolinhas brancas que vão diminuindo de tamanho com o passar do tempo, sem deixar resíduos no local. Esse fenômeno também está relacionado com a sublimação. 

Uso da naftalina
        
É usada para evitar que insetos como baratas, traças e outros se aninhem nas roupas das gavetas de guarda-roupas. Outras aplicações da naftalina são na produção industrial de inseticidas, lubrificantes, solventes e resinas etc.

Substâncias
         
Substâncias Simples e Compostas.
                                           

É característica de uma substância pura, é ter propriedades físicas bem definidas. Essas propriedades são o ponto de fusão de ebulição e a densidade. Pode-se se acrescentar ainda para certas substâncias, a solubilidade a determinado solvente.

Substâncias Simples

Substâncias simples são aquelas que são formadas por uma única espécie de elemento químico.


Átomos do gás hélio. O gás hélio é um gás nobre que no estado natural gasoso suas partículas se encontram isolados, portanto é uma substância simples.


O gás oxigênio é uma substância simples porque é formado somente por átomos de oxigênio.

O gás hidrogênio é uma substância simples. 


O gás ozônio é uma substância simples porque é formado por três átomos de oxigênio.





Substâncias Compostas

São substâncias formadas por mais de um tipo de átomo.


A água é uma substância composta porque é formada por mais de uma especie de átomo. Os átomos que compõem a molécula de água são o oxigênio e o hidrogênio. 
A água é uma substância composta. Além disso, a água potável ou a água mineral possui, além de sua estrutura molecular composta, diversos gases diluídos, ou ainda pode conter além dos gases: sais cloreto de sódio, bicarbonato, sulfato, nitrato, cloreto, fluoreto,cálcio, zinco, magnésio, cobre, estrôncio, bário, fosfato. No entanto isso não faz diferença, quanto a ser molécula composta ou não. 



O gás carbônico (CO2) é uma substância composta formada por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono.

Gás amônia (NH3) substância   composta. A molécula do gás amônia é composta por dois tipos de elementos químicos diferentes, o átomo de nitrogênio e o átomo de hidrogênio.


Substâncias Puras

É característica de uma substância pura ter propriedades físicas bem definidas. Essas propriedades são o ponto de fusão de ebulição, densidade. Pode-se se acrescentar ás substâncias puras ainda, a solubilidade que somente essas substâncias possuem á determinado solvente.

Substâncias Puras e Simples

Nas substâncias puras todos os átomos ou moléculas de uma substância são iguais, não há nenhum outro tipo de átomo ou molécula de outra substância misturada. Exemplos:


Figuras representativas do gás oxigênio á esquerda e gás hidrogênio á direita.







Substância Simples, Pura, Homogênea



O gás cloro (Cl2) com o ponto de fusão -34ºC é uma substância simples, pura, produzido industrialmente por decomposição eletrolítica do cloreto de sódio. 
Na natureza o cloro não é encontrado no estado puro, está sempre ligado a outro elemento químico pois é muito reativo e forma cloretos, cloratos ou se combina com o hidrogênio formando o ácido clorídrico. 
Quando liberado no ambiente pode formar nuvens de vapor de cor amarelo esverdeado de odor desagradável, corrosivo para os olhos, pode causar lacerações na pele, é altamente tóxico para uma pessoa que estiver em um ambiente fechado. Esse gás é mais pesado que a água pode se acumular em lugares próximo ao nível do solo.


Misturas


Misturas Homogêneas

As misturas sejam homogêneas ou heterogêneas são formadas por duas ou mais substâncias.
O ar que nos envolve é uma mistura de vários gases, gás nitrogênio, gás oxigênio, gás argônio, gás hélio, gás hidrogênio, gás carbônico, gás ozônio.
A água potável que nós bebemos.
O álcool comercial é uma mistura de 42% de etanol e 58% de água.

Misturas Heterogêneas

Óleo, água, areia.
Granito – quartzo, feldspato e mica. 

Fumaça.
O sangue humano ou de qualquer animal de sangue quente.
O leite.

A Fumaça Como Mistura Heterogênea

Cada tipo de fumaça tem uma composição química diferente, depende muito do que  está queimando. Por exemplo, a fumaça de um pneu queimando tem a composição diferente da queima do carvão, que é diferente para o carvão mineral e vegetal. O que há de comum nos diferentes casos é que em todos eles formam na fumaça partículas de carbono solidificada (carvão). Plásticos quando misturados num incêndio de uma loja de departamentos, dão outro tipo de fumaça. A fumaça da queimada de cana-de-açúcar produz a fumaça que nós enxergamos a olho nu, é formada por partículas sólidas e  aglomerados visíveis de partículas no estado líquido a água, portanto seu conjunto de substâncias componentes não estão somente no estado gasoso mas também no sólido e líquido, no entanto estão todas misturadas no conjunto dos vários tipos de partículas de substâncias componentes. O material particulado sólido liberado pela queima, também como os demais é inalável por nós seres humanos e podem ser prejudiciais num curto espaço de tempo ou a longo prazo. A fuligem cuja substância principal é o carvão aglomerado é o mais visível das partículas que observamos e causa problemas respiratórios imediatos; irritação nos olhos, nariz e garganta, tosse, sintomas alérgicos etc, além desses particulados, há também a água e outros gases; o dióxido de carbono na forma gasosa e outros componentes, os óxidos de nitrogênio, dióxido de nitrogênio (NO2) e monóxido de carbono (CO) partículas de  benzopireno, benzofluoranteno, benzoantraceno e benzofenantreno, compostos bem oxidados ou queimados o nitrogênio (N2) o dióxido de enxofre (SO2) que pode formar chuva ácida, outros compostos podem não ser oxidados completamente por falta de oxigênio suficiente, nesse caso estão o metano e a amônia que são formados.

Fenômenos da Matéria

Fenômenos Físicos
          
Transformações Físicas


Todos os líquido tem a característica de evaporar. Uns menos, outros mais. Algumas substâncias são fáceis de evaporar outras como os óleos do tipo diesel evaporam com mais dificuldade.

Evaporação da água

A obtenção do sal de cozinha cloreto de sódio (NaCl) é feita pela evaporação da água do mar. Escolhe-se uma região de água límpida com teores salinos ideais, plana, de pouca pluviosidade e calor seco, á beira do mar onde possa estancar uma grande quantidade dessa água do mar e deixa-se evaporar toda água. Após sucessivas camadas de estancamento e evaporação da água, obtém-se o sal que é recolhido, seco e processado para comercialização.

Evaporação do álcool 
Evaporação da acetona
Fusão do gelo.
Sublimação da naftalina.

Fenômenos Químicos - Transformações Químicas
Transformações da Matéria
   
Carvão queimando.
A ferrugem corroendo o ferro. 
Amadurecimento de uma fruta. 

Comprimido efervescente dissolvendo na água.

Fogos de artifício.
    
Queima de uma vela.
É a combustão da parafina que gera energia térmica e energia luminosa com a produção de gás carbônico (CO2) e água (H2O).

Combustão da gasolina nos motores dos veículos.
Combustão do gás metano que se utiliza como gás de cozinha.
Reação do ácido clorídrico com hidróxido de sódio.
Respiração.
A fotossíntese

As Transformações da Matéria.

A energia que a própria matéria carrega no seu corpo, em si próprio, ou a energia provinda de outros corpos, (por exemplo do sol) é capaz de transformá-la. Supomos a madeira de uma tábua, provem da transformação de células vegetais que se transformou em fibras e finalmente em uma massa compacta, um tronco, para essas transformações foi necessário receber energia que se desprendeu de outra porção de matéria  para essa formação. Prosseguindo as transformações essa madeira pela queima pode ser transformada em carvão que pode ser transformado em gás e cinzas.

Outro exemplo.

Na calcinação para preparação da cal ocorre o consumo de calor e contração do volume do material CaCO3 (calcário), que se transforma em CaO (óxido de cálcio) ou cal virgem.

Calcário   +     energia térmica (calor)  ----reação -----> cal viva (CaO)   +    gás CO2 . 

Nessa transformação do calcário (CaCO3) em cal virgem (CaO) e gás carbônico (CO2), ela se faz através de energia térmica, pela queima do carvão a 900◦C ou mais, com redução do volume da massa da matéria prima. Ao reidratar a cal virgem libera energia térmica acumulada e expande seu volume transformando-se em Ca(OH)2.

O calcário dolomítico pode concentrar taxas de cálcio (CaO) 45 a 48% e magnésio (MgO) de 6 a 10% e serve para repor a deficiência desses compostos e para correção do pH do solo. 

Separação da Matéria
    
Filtração a Vácuo
      
A filtração a vácuo pode ser montada com um kitassato ligado por uma mangueira a uma trompa de água, ligada a uma torneira de água. Ao ligar a torneira a água passa pela trompa que succiona o ar do kitassato criando um vácuo, que puxa o ar pelos poros do papel de filtro, o  ar passando pelos poros do filtro puxa juntamente o líquido que se quer separar, é a filtração a vácuo.

Esquema abaixo da filtração á vácuo.



Decantação    


A Decantação pode ser feita com o funil de decantação, esquema mostrado ao lado. O processo separa misturas heterogêneas como a da água e óleo.



















Sifonação




Prática de Laboratório
            
Aula de Hoje - Mãos na Massa - Sala 1º Ano..........
                                    

A Matéria e as Suas Propriedades. 
         
Determinando o Volume a Densidade e a Massa de um Corpo Irregular
           
Você pode determinar o volume de qualquer corpo irregular através do deslocamento da massa de água.       
     
Determinar a massa, volume e densidade de uma batata mergulhando o corpo na água em um recipiente quantizado.

Participantes do Grupo.

Nome.......................................................................................Nº...............
Nome.......................................................................................Nº...............
Nome.......................................................................................Nº...............
Nome.......................................................................................Nº...............
Nome.......................................................................................Nº...............

Materiais. Descreva os materiais e reagentes.

............................................................................
............................................................................
............................................................................
............................................................................
           
Preparo dos materiais.

Escolher uma batata média.
Um béquer de 450 0u 500 mL se a batata for grande usar béquer de 1000 mL, com água na medida que chegue a cobrir totalmente a batata.
Uma balança.

Técnica

a) Colocar água no béquer suficientemente para cobrir totalmente a batata. Observe a graduação do béquer. nesse caso foi colocado 250 mL de água.

b) Pesar uma batata que caiba no béquer e anotar o peso na folha de relatório.

Cálculo do Volume da Batata.

O volume da batata é o volume da água no béquer com a batata – volume da água no béquer sem a batata = volume da batata. Veja exemplo:

450 mL - 250 = 200 mL. O volume da batata é de 200 mL.

Cálculo da densidade da batata. Veja exemplo
            m             204,0 g
d   =   ------  =      -----------  =  1,02 g/mL
              V                200 mL

Massa da Batata. Veja exemplo.


A massa da batata é o peso em gramas da batata que foi anotado anteriormente = 204,0 gramas.

Perguntas.

1) O que você poderia dizer sobre as propriedades da matéria. Quais são essas propriedades aqui encontradas por você?  
...............................................................................................................................................
...............................................................................................................................................


       2) Qual a massa da batata? .....................................



1     3) Qual é a densidade padrão da água pura a 4 ºC?........................................

      

       4)      Qual foi o volume da batata encontrado por você?   Volume =   .....................


       5) Porque devemos relacionar a temperatura com a densidade de um corpo? ................
.      ............................................................................................................................................ 
..     ............................................................................................................................................
       6) O que faz a temperatura de um corpo qualquer aumentar? Lembre-se de seu micro-ondas?
       ............................................................................................................................................
       ............................................................................................................................................
       7Qual foi a densidade da batata encontrada por você? .............................
    
  8) Você seria capaz de determinar o volume de um torrão de terra comum, ou uma pedra       completamente irregular por esse método? Como você faria? ..........................................
     .............................................................................................................................................
     .............................................................................................................................................

Processo Técnico de Determinação do Volume De um Corpo Sólido.

Materiais, Vidraria

Batata média
Béquer de 500 mL com água até
 250 mL

                                      


 Batata média


Béquer de              500 mL ou
1000 mL              com água.
Balança














Pesar a batata e anotar o peso.










Pesando a batata que deve estar limpa e 
seca para não alterar o resultado.





Anote o peso da batata. Nesse caso o peso foi de 204,0 gramas.


Batata dentro do béquer com água
Colocar a batata dentro do béquer
com cuidado para não respingar ou
derramar a água.

Colocar cuidadosamente a batata dentro do béquer para que não espirre água para fora e altere o resultado.

Observe atentamente o deslocamento da água conforme a graduação do béquer e anote. 
Nesse caso o deslocamento da água foi até a marca 450 mL do béquer. Anotar a marca.














Calculando o Volume da Batata.


O volume da batata é o volume da água no béquer com a batata – volume da água no béquer sem a batata = volume da batata.

450 mL - 250 = 200 mL. O volume da batata é de 200 mL.

Cálculo da densidade da batata.
            m             204,0 g
d   =   ------  =      -----------  =  1,02 g/mL
              V                200 mL

Massa da Batata

A massa da batata é o peso em gramas da batata que foi anotado anteriormente = 204,0 gramas.

Perguntas.

1) O que você poderia dizer sobre as propriedades da matéria. Quais são essas propriedades aqui encontradas por você?  
...............................................................................................................................................
...............................................................................................................................................


       2) Qual a massa da batata? .....................................

1   3) Qual é a densidade padrão da água pura a 4 ºC?........................................
      
     4)      Qual foi o volume da batata encontrado por você?   Volume =   .....................

     5)      Qual é a densidade da água na temperatura normal padrão a 4°C ? ..........................

     6) Porque devemos relacionar a temperatura com a densidade de um corpo? ................
   ............................................................................................................................................ 
..    ............................................................................................................................................
      7) O que faz a temperatura de um corpo qualquer aumentar? Lembre-se de seu micro-ondas?
       ............................................................................................................................................
       ............................................................................................................................................
      8)      Qual foi a densidade da batata encontrada por você? .............................
9    
      9) Você seria capar de determinar o volume de um torrão de terra comum, ou uma pedra completamente irregular por esse método? Como você faria? ..........................................
     .............................................................................................................................................
     .............................................................................................................................................

2º Experimento

                       Aula Prática de Laboratório 


Coagulação ou Flotação, Sedimentação, Sifonação, 

Floculação

      Purificação de uma água completamente turva.
     
     No final da prova a água turva deverá ficar com a aparência de água potável.
     
      Nomes dos Alunos da Equipe.
      ...............................................................................Nº...........
      ...............................................................................Nº...........
      ...............................................................................Nº...........
      ...............................................................................Nº...........
.     ...............................................................................Nº...........
      
       Material Utilizado. 

      Vidraria: 4 béqueres de 500 mL, 2 bastões de vidro, 1 proveta de 50 mL, 1 tubo de   borracha de   diâmetro de 2 mm.
      Água destilada, solução de sulfato de alumínio, solução de água de cal, água suja do   ambiente, ou bem turva.

      Método 

      O Método escolhido é o utilizado pela Sabesp para o tratamento da água. Inclui: clareamento da água através do sulfato de alumínio, carbonato de cálcio, por coagulação, floculação, sedimentação e sifonação.

Aplicação da Técnica

     1º Colocar 400 mL de água destilada em um béquer e deixar como amostra da limpidez
     2º Em dois outros béqueres de 500 mL colocar água bem turva para purificar.
     3º Num dos béqueres adicionar 20 mL de sulfato de alumínio. Misturar bem por no mínimo 1 min.
     4º Esperar 15 minutos para decantar.
     5º Depois de decantar, Sifonar o com cuidado para não levantar os resíduos do fundo do béquer.
     6º No béquer com a água decantada colocar, 20 mL de água de cal, misturar com cuidado por 1 minuto.
     7º Você observa a floculação dos resíduos restantes.
     8º Deixar em repouso por mais 15 minutos.
     9º Quando a água estiver transparente e os resíduos estiverem no fundo do béquer sifonar novamente.
     10º Obtém-se água límpida, transparente.


Questões Para Serem Respondidas 

1) O que é coagulação? O que o sulfato de alumínio causou na água turva ao ser adicionado?

2) O que é flotação? O que a água de cal causou ao ser adicionada na água do béquer que ainda continha resíduos finos em suspensão? 

3) O que é sedimentação? O que acontece quando ocorre a sedimentação?

4) O que é sifonação? Como foi executado o processo aqui e qual foi a finalidade?

5) Quando foi adicionado o sulfato de alumínio pediu-se para agitar, ou misturar bastante a  água a ser tratada? Porque?

6) O que é água de reúso e água potável?

             Elaboração do  processo


Vidraria utilizada : 4 béqueres de 500 mL, 2 bastões de vidro, 1 proveta de 50 mL 1 tubo de borracha de 2 mm de diâmetro, Solução de Sulfato de alumínio, solução de água de cal, água destilada ou potável, água suja ou bastante turva.

Água com muita turbidez. No béquer á esquerda já foi adicionado a solução de sultato de alumínio e mexido por um minuto mais ou menos

Após esperar 15 minutos, compare os três béqueres com água. O primeiro béquer em que foi adicionado o sulfato de alumínio, houve o processo de floculação e já sedimentou. O béquer do meio em que não foi adicionado nada, continua bastante turva a água. O terceiro béquer é o padrão da amostra da água potável. Limpa.

Processo de sifonação da água do béquer em que foi
adicionado o sultato de alumínio e sedimentou. Observe
que a sujeira grossa fica no fundo do béquer.
Aqui já foi adicionado a água de cal, veja a floculação
com a formação de flóculos do material mais fino em
suspensão, já começando a sedimentar.

Aqui a foto mostra o béquer da esquerda com a água tratada e já límpida com sedimento no fundo. O béquer do meio em que não foi adicionado nada, sem nenhum tratamento, houve um pouco de sedimentação mas a água permanece suja, com material em suspensão. E o terceiro béquer, o da direita é o controle com a água potável límpida.



Aqui a foto mostra novamente a sifonação para
separar a água limpa do sedimento do fundo do
béquer.
No final observe os três béqueres com água. O béquer da esquerda em que não foi tratada permanece com certa turbidez e muito material em suspensão. O béquer do
meio é o da água potável de controle. E o último béquer da direita é o da água tratada, e apresenta a mesma limpidez da água do béquer controle.



Exercícios
           
1) Transforme as seguintes medidas de toneladas para quilogramas.

0,01 t =                 0,75 t =                    1,50 t =              5,00 t =
0,05 t =                 0,90 t =                    1,75 t =              7,50 t =
0,10 t =                 1,0   t =                    2,00 t =            10,00 t =
0,50 t =                 1,25 t =                    2,25 t =            11,75 t =
          
2) O estado físico da matéria que passa do líquido para o gasosos é chamado de:

a) fusão.
b) decantação.
c) destilação.
d) ebulição.
e) solidificação.

3) As moléculas que representam substâncias compostas estão localizadas apenas na alternativa:

a) N2; O3; NH3; H2O.
b) O2; H2O; O3; Cl2.
c) O3; O2; N2; Cl2.
d) CO2; NH3; H2O; CH4.
e) Cl2; O3; N2; C2H5OH .
4) Podemos considerar uma mistura heterogênea apenas a alternativa.
a) O ar atmosférico.
b) A água mineral.
c) Álcool e água.
d) Café coado.
e) O sangue humano.

5) O gás que fica numa altitude atmosférica de 30 a 50 quilômetros , filtra a radiação ultravioleta emitida pelo sol, é extremamente oxidante e reativo, ao nível do solo pode ser tóxico. Pode ser usado como germicida esterilizante; bactericida e antifúngico é usado em terapias da osteomielite , na isquemia cardiopática, insuficiência renal e ainda atua estabilizando o metabolismo do oxigênio é o:

a) oxigênio. 
b) hidrogênio.
c) ozônio.
d)  carbônico.
e) hélio.
6) As substâncias que estão no estado gasosos á temperatura ambiente são:

a) Hg; NaClNaOH, CO2; CO.
b) N2; O2; O3; H2; CO2.
c) H2; He; CH4; SiO2. CaCO3
d) NaCl; CaO, CO2; H2O; Fe
e) He; CaO; C2H5OH; CuO.

7) Um dos fenômenos físicos que acontece com a matéria é o de reduzir o seu volume ao sofrer pressão uniforme por todos os lados. A esse fenômeno damos o nome de:

a) Elasticidade. da matéria.
b) Compressibilidade da matéria.
c) Divisibilidade da matéria.
d) Descontinuidade da matéria.
e) Impenetrabilidade da matéria.
8) A mistura heterogênea formada por partículas sólidas, líquidas e gasosas, misturadas num conjunto com material particulado inalável e fuligem, que é aglomerado de partículas de carbono, água, dióxido e monóxido de carbono e outros componentes, os óxidos de nitrogênio (NO), dióxido de nitrogênio (NO2) e monóxido de carbono (CO) partículas de  benzopireno, benzofluoranteno, benzoantraceno e benzofenantreno, compostos bem oxidados NO2, SO2, compostos não oxidados completamente por falta de oxigênio suficiente o metano a amônia é:


a) A água do mar.
b) Gás de cozinha.
c) Petróleo.
d) Água mineral,
e) Fumaça.

9) O gás que é uma substância simples, pura, homogênea e quando liberado no ambiente pode formar nuvens de vapor de cor amarelo esverdeado de odor desagradável, corrosivo para os olhos, pode causar lacerações na pele, é altamente tóxico para uma pessoa que estiver em um ambiente fechado. Esse gás é mais pesado que o ar e a água, pode se acumular em lugares próximo ao nível do solo.  O gás do qual estamos falando é o:

a) gás nitrogênio (N2).
b) gás hidrogênio (H2)
c) gás argônio (Ar).
d) gás cloro (Cl2).
e) gás oxigênio (O2).

10) O peso de um corpo pode ser definido como.

a) a matéria que se torna pesada sob a força da atração da sua própria densidade, quanto mais densos os corpos mais se atraem.
b) a matéria que se torna pesada sob a força da atração quantidade de matéria que cada corpo possui individualmente. 
c) a matéria que se torna pesada sob a força da atração da gravidade do centro de um corpo que atrai o centro de outro corpo.
d) a matéria que se torna pesada sob a força da compressibilidade ao reduzir o seu volume e sofrer pressão uniforme. 
e) a matéria que se torna pesada sob a força  da propriedade de se dividir. Quanto mais se divide mais é atraída pelo centro de um corpo. 

11) Foram realizadas experiências da água como solvente para alguns solutos. Nos testes 100 gramas de água dissolveu completamente a 25 Graus Celcius: cloreto de sódio (NaCl) 36,0 g, cloreto de magnésio (MgCl2) 54,1 g, sulfato de magnésio (MgSO4) 36,0 g, sulfato de cálcio( CaSO4) 6,8 x 10-2 g, brometo de sódio (NaBr) 1,2 x 10+2 g, carbonato de cálcio (CaCO3) 1,3 x10-3 g.
Dos solutos que foram dissolvidos na água é o mais solúvel e o menos solúvel:

a) MgCl2      54,1 g               e     NaBr)      6,8 x 10-2 g
b) NaBr       1,2 x 10+2 g       e     CaCO3    1,3 x10-3  g.
c) NaBr       1,2 x 10+2  g      e     MgSO4    36,0 g.
d) CaCO3    1,3 x10-3  g       e     CaSO4     6,8 x 10-2 g.
e) NaBr       1,2 x 10+2  g      e     MgCl2       54,1 g

12) A água, na Estação Espacial Orbital Internacional, ambiente sem nenhuma pressão atmosférica interferindo entra em ebulição:

a) a 100 graus Celsius.
b) a 150 graus Celsius.
c) a zero grau Celsius.
d) a 25 graus Celsius.
e) a 110 graus Celsius.

13) Poderíamos definir as propriedades da matéria como:

a) o ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, condutibilidade elétrica, condutibilidade térmica e as propriedades organolépticas.
b) o peso sob a força da atração e a quantidade de matéria que cada corpo possui individualmente. 
c) cada tipo de material que tem uma composição química diferente e própria, e sua constituição depende muito do que está em contínua transformação.
d) a mistura heterogênea formada por partículas sólidas, líquidas e gasosas, misturadas num conjunto com material particulado inalável e fuligem, que é aglomerado de partículas.
e) a solubilidade que somente algumas substâncias possuem á determinado solvente.

14) (Enem) Belém é cercada por 39 ilhas, e suas populações convivem com ameaças de doenças. O motivo, apontado por especialistas, é a poluição da água do rio, principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos. A diarreia é frequente nas crianças e ocorre como consequência da falta de saneamento básico, já que a população não tem acesso à água de boa qualidade. Como não há água potável, a alternativa é consumir a do rio. 
O procedimento adequado para tratar a água dos rios, a fim de atenuar os problemas de saúde causados por microrganismos a essas populações ribeirinhas é a:

a) filtração.
b) cloração.
c) coagulação.
d) fluoretação.
e) decantação.


Bibliografia

Geraldo de Camargo de Carvalho. Quimica Moderna. Introdução à atomística, Química geral qualitativa e quantitativa. Volume 1, 3ª edição Editora Scipione, 1997.

Química - ensino Médio. Eduardo Fleury Mortimer, Andrea Horta Machado. Volume 1, 3ª edição, Editora Scipione, São Paulo 2017.

Escala de Mohs - dureza de minerais, metais e outros materiais ...
www.dee-dee.net/pt/.../escala-de-mohs-dureza-de-minerais-metais-e-outros-materiais

Minerais & Pedras Preciosas. Enciclopédia. Editora Planeta.


Química Na Abordagem do Cotidiano. Química Geral e Inorgânica.Tito & Canto. Volume 1, 2ª edição, Editora Moderna, São Paulo, 1999.

Francisco Miragaia Peruzzo, Eduardo Leite Canto. Química na Abordagem do Cotidiano. Química Geral e Inorgânica. Volume 1, 3ª edição, Editora Moderna, São Paulo 2003.

Victor Nehmi. Química Geral e Atomística, Volume 1, 5ª edição Editora Ática, São Paulo, 1995.

Aline Thais Bruni, Ana Luiza Petillo Nery, Rodrigo Marchiori Liegel, Vera Lúcia Mitiko Aoki. Ser Protagonista. Química Ensino Médio. Volume 1, 2ª edição, Edições SM, São Paulo 2013.

Ósmio - Wikipédia, a enciclopédia livre
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ósmio


Texto: Antonio Spereta Rocha