Diálise

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A Hemodiálise - sala de hemodiálise com seus respectivos aparelhos

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Química 1ª série – Volume 1 - Comentários

 1ª séries A; B; C; TA; TB                                   

                         Situação de Aprendizagem 4

             A Produção do Álcool Combustível e do Ferro

                        Fermentação do álcool etanol

Buscar definição de:

p.22. Quest. 1
O texto trata de dois importantes produtos economicamente importantes e amplamente usados.
Os termos desconhecidos nesse texto:

p.22. Quest. 2.
Brasil é um dos maiores produtores do mundo de álcool, que é um produto orgânico extraído da plantação de canaviais, é produzido por transformação do açúcar; da garapa da cana, fermentado, destilado, desidratado, é combustível de automóveis e de uso doméstico em geral. O ferro provém de minérios de ferro em altos fornos são transformados, á altas temperaturas, no metal ferro puro.


                                  Situação de Aprendizagem 5

Como Reconhecer Que Houve Transformação Química Quando Não Há Evidências

                               Reconhecendo a formação da cal

p.24. Quest. 1.

O calcário (calcita ou dolomita) possui na sua composição impurezas de vários materiais orgânicos diluídos, além disso; pode conter: silicatos, fosfatos, sulfetos, sulfatos, óxidos e outros. Existem várias espécies de calcários, possuem composição química e cores variadas. A cal virgem ou hidratada se diferencia pela sua textura pureza e constituição química mais restrita, apresenta a cor branca.

p.24. Quest. 2.
Sim! Pela aparência visual distinguimos diferenças morfológicas e de cor, Ao hidratarmos a cal virgem reage intensamente, produzindo calor e liberação de gás.



p. 24. Quest. 3.
Sim ocorreu porque o processo de calcinação a alta temperatura reduziu o calcário (CaCO3) a cal virgem (CaO). Mudou a estrutura química do composto, além disso; mudou também a sua aparência visual.  O produto final é diferente do composto inicial.

Atividade 1 – Temperatura de ebulição e de fusão: pode-se identificar uma substância pura por suas temperaturas de ebulição e de fusão?

p. 24. 1.
Preencher 
.............................................................liquefação.
.............................................................ebulição.

p. 25. Preencher a tabela a seguir

                     Aquecimento da Água

Tempo em minutos ± 1 minuto
Temperatura ºC ± 1º
                                  0
                                 20
                                  1
                                 28
                                  2
                                 49
                                  3
                                 61
                                  4
                                 75
                                  5
                                 85
                                  6
                                 93
                                  7
                                 97
                                  8
                                 96
                                  9
                                 97
                                10
                                 96
                                11
                                 97


p. 26. Quest. 2.
Construção do gráfico a partir dos dados da tabela anterior.

















p. 27. Quest. 2
a) A água começa ferver a partir de 97ºC, aos 7 minutos de aquecimento.

p. 27. Quest. 2.
b) Depois desse tempo a água continua fervendo, mas se mantém numa temperatura estável sem alteração, 96 a 97ºC.

p. 27. Quest. 2.
c) A temperatura da água ao nível do mar é de 100ºC. No gráfico apresentado o ponto de ebulição é 97ºC, o que indica ser em uma região de maior altitude.

p. 27. Quest. 2.
d) Seria a mesma, pelo motivo da ebulição manter a temperatura estável, até a água evaporar totalmente.

p. 27. Quest. 3.
A vantagem é de anotar e organizar os dados observados registrando passo a passo o desenvolver da experiência; sejam: anotações com uma linearidade ou não. Pode-se trabalhar anotando várias amostras ao mesmo tempo.

Exercícios em sala de aula.

P .27. Quest. 1.
A tabela ao lado indica que a água com sal, possui ponto de ebulição mais alto do que a água pura. No caso a temperatura de início de fervura é de 99ºC, ao continuar fervendo, a temperatura de ebulição vai subindo por que ao evaporar a água diminui o volume no recipiente, e aumenta a concentração do soluto no restante da água.  

p. 28. Quest. 2.
Não! Não são similares. A temperatura de uma substância pura inicia antes que a ebulição de misturas de substâncias especialmente quando há solutos interferindo na ebulição.

p. 28. Quest. 3.
a)


Naftaleno
Enxofre
Estanho
Chumbo
I   á temperatura de 70ºC
Sólido
Sólido
 Sólido
Sólido
II após 30 minutos de aquecimento
Líquido
Sólido
Sólido
Sólido
III após 55 minutos de aquecimento
Líquido
Líquido
Líquido
Sólido

p. 28. Quest. 3.
b) Nos intervalos de tempo II e III de 30 e 55 minutos de aquecimento. O naftaleno aos 30 minutos está líquido e o enxofre estanho e chumbo estão sólidos. Aos 55 minutos estão líquidos o naftaleno, enxofre e estanho, o chumbo está sólido.

p. 28. Quest. 3.
c) O naftaleno a 80ºC, o enxofre a 112ºC, o estanho a 252ºC, o chumbo a 328ºC. Essa informação foi obtida através da análise do gráfico dessa mesma página.

p. 29. Quest. 4.
Sim! De acordo com o gráfico identifica-se pelo ponto de fusão o estanho representado pela linha vermelha, que funde a 232ºC. O metal que funde próximo a 180ºC não está representado no gráfico é o lítio que funde a 186ºC. 

Lição de casa

p. 29. Quest. 1
construção do gráfico da temperatura em função do tempo. Fazer no caderno ou papel milimetrado.





 
p. 29. Quest. 1.
A tabela da p.25 mostra o aquecimento da água sem soluto, á temperatura de ebulição para essa água é
100ºC, padronizada ao nível do mar a 1 atm, e não altera enquanto tiver água em ebulição no recipiente. A água misturada com sal possui um ponto de temperatura mais alto, para entrar em ebulição e continua subindo enquanto houver água fervendo.

p. 30. Quest. 2.
a) para identificar a água colocaria os 4 frascos a 0ºC, somente a água congelaria a essa temperatura. Subiria a temperatura para 35ºC e o éter entraria em ebulição. Novamente subiria a temperatura para 57 ºC e a acetona entraria em ebulição. Subiria a temperatura para 80 ºC e o álcool entraria em ebulição.

b) Construindo a tabela.
Substância
Temp. 5ºC
Temp. 50ºC
Temp. 150ºC
Água
Líquido
Líquido
Gasoso ou vapor
Oxigênio
Gás
Gás
Gás
Ferro
Sólido
Sólido
Sólido
Éter
Gás
Gás
Gás
Enxofre
Sólido
Sólido
Líquido

A tabela mostra nas três temperaturas que a água está no estado liquido e gasoso, o oxigênio está no estado gasoso, o ferro está sólido, o éter está gasoso, o enxofre está sólido e líquido.

p. 30. Quest. 3.
a) Estão sendo aquecidas, pois; ambas estão passando do estado sólido para o líquido, e a temperatura está subindo nessa passagem. Ao liquefazer a temperatura se estabiliza .

p. 31. Quest. 3.
b) Os materiais são os mesmos porque o ponto de fusão é igual para as duas amostras. O que deve ser diferente é a quantidade da substância, ou a fonte aquecedora é menor.

p. 31. Quest. 3.
c) Sim concordo, que a amostra A pode ter menos massa que a amostra B porque aquece mais rapidamente; ou então a fonte e a intensidade de aquecimento dela é maior.

domingo, 17 de abril de 2011

Questões Sobre Transformações Químicas

Primeiro bimestre – Avaliação

1ª Séries A; B; C; TA; TB.

1) O mineral com o qual se produz a cal virgem ou hidratada, que é empregado na construção civil é:

a) NaCO3 - carbonato de sódio.                                  
b) Ca(OH)2 – hidróxido de cálcio.                              
c) CaCO3 – carbonato de cálcio.
d) CaO – óxido de cálcio.
e) CaCl2 –bicloreto de cálcio.

2) As matérias primas empregadas na produção da cal virgem ou  hidratada são:

a) Calcário CaCO3, é o material a ser transformado e carvão o material de calcinação.
b) Cal viva CaCO3, é o material a ser transformado e carvão o material de calcinação.
c) Cal extinta CaCO3, é o material a ser transformado e carvão o material de calcinação.
d) Carvão, é o material a ser transformado e Calcário CaCO3 o material de calcinação.
e) Calcário CaO, é o material a ser transformado e carvão o material de calcinação.

3) Nos fornos modernos um quilograma de carvão produz:

a) 3,2 mg de cal.       
b) 32 g de cal.
c) 3,2 m³ de cal.          
d) 1,0 kg de cal.  
e) 3,2 kg de cal.       
          
4) A equação do processo de calcinação é representada pela seguinte equação:

Assinale somente a alternativa correta.

a) Calcário  +    calor ................. cal viva + gás carbônico.
b) Carvão    +    calor ..................cal viva + gás carbônico.
c) Calor       +    calor ..................cal viva + gás carbônico.
d) Cálcio     +    calor ..................cal viva + gás carbônico.
d) Calcário  +    calor ..................cal viva + gás oxigênio.

5) A secagem, aquecimento e decomposição térmica do calcário (CaCO3) é feita na temperatura de:

a) 9,00 ºC ou superior.
b) 190 ºC ou superior.
c) 900 Cm ou superior.
d) 900 ºC ou superior.
e) 900 g ou superior.

6) Ocorre na calcinação da produção da cal?

a) Na calcinação ocorre o consumo de calor e aumento do volume do material CaCO3, calcário transformando em CaO (óxido de cálcio) ou cal.
b) Na calcinação ocorre o consumo de calor e contração do volume do material CaCO3, calcário transformando em CaO (óxido de cálcio) ou cal.
c) Na calcinação ocorre o consumo de frios e expansão do volume do material CaCO3, calcário transformando em CaO (óxido de cálcio) ou cal.
d) Na calcinação ocorre liberação de calor e expansão do volume do material CaCO3, calcário transformando em Ca(OH)2 ou cal virgem.

7) 1 mol de carbono grafite ou carvão puro ao queimar libera 94,059 kcal. Quanto liberará em calorias uma grama de carvão puro?
Dado: 1 mol de carbono = 12 g.

a) 78 kcal.            
b) 17,8 kcal.                 
c) 7,8 kcal.  
d) 7,8 cal.                 
e) 78 cal.                

8) 1 grama de carbono grafite ou carvão puro ao queimar libera 7800 cal. Quanto liberará em quilocalorias um quilograma de carvão puro?
1 mol de carbono = 12 g = 94,059 kcal

a) 780 kcal.           
b) 7800 kcal.               
c) 7,8 kcal.              
d) 78000 kcal.               
e) 78 kcal.

9) O elemento químico principal do composto cal virgem que apresenta a estrutura molecular (CaO) é o:
a) oxigênio.                                               
b) carbono.                                               
c) magnésio.
d) cálcio.
e) ferro.

10) Nós sabemos que 1 quilograma de carvão de aproveitamento 100%, produz 3,2 quilogramas de cal. Quantos quilogramas de cal se produzirá com o carvão antracito de aproveitamento 90%?

a) 288 kg.      
b) 28,8 kg.       
c) 2,88 kg.           
d) 0,288 kg.        
e) 8,22 kg.

11) A respeito da solubilidade podemos dizer:

a) que a solubilidade também é uma propriedade característica das misturas que pode ser utilizada para identifica-las.
b) que a solubilidade é uma propriedade característica das substâncias líquidas apenas.
c) que a solubilidade das substâncias é uma propriedade característica que depende apenas da temperatura.
d) que a solubilidade também é uma propriedade característica das substâncias puras que pode ser utilizada para identifica-las.

12) A solubilidade do sal de cozinha em água depende da temperatura?

a) Sim! Somente com aquecimento pode haver diluição desse sal na água.
b) Não, a temperatura muito alta bloqueia a diluição desse sal.
c) Não, mas a temperatura maior pode ajudar a diluir maior quantidade desse sal numa solução.
d) Sim, mas a temperatura muito alta diminui a dissolução desse sal na água.

13) Em uma solução de água e sal, qual substância pode ser chamada de solvente? E qual seria o soluto?

a) Nenhuma porque a água é a solução e o soluto é o sal.
b) A água é o solvente e o sal é o soluto, juntando ambos dissolve-se o sal e forma a solução.
c) O solvente dissolve a água e o sal juntamente.
d) O sal é o solvente e a água é o soluto.
e) A solução é formada pelo sal quando aquecido mais o soluto.

14) Podemos definir mistura homogênea como:

a) aquela que não conseguimos distinguir fases ou partículas na solução.
b) aquela que conseguimos distinguir fases ou partículas dispersas na solução.
c) aquela que possui uma parte sólida e outra líquida na solução.
d) aquela que é capaz de dissolver a substância sólida.
e) é aquela em aparecem fases separando as diversas substâncias.

 Observe a tabela  abaixo
Temperatura ºC
Solubilidade do KNO3 (g/100gH2O)
                  0
                   13
                10
                   17
                20
                   30
                35
                   65
                40
                   70
                60
                 112

Com base nessa tabela de solubilidade do nitrato de potássio KNO3 em água.

15) Baseado no que você observou é possível concluir que:

a) a temperatura não é um dos fatores que afetam a solubilidade de um soluto.
b) a temperatura é um dos fatores que afetam a solubilidade aumentando a massa de soluto KNO3 dissolvido.
c) a temperatura nada tem a ver com a solubilidade porque o KNO3 dissolve na água fria.
d) a temperatura promove a diluição do soluto KNO3 apenas a partir dos 25ºC.
e) A temperatura quanto mais fria dilui muito mais o KNO3.

16) Observe o gráfico da solubilidade do nitrato de potássio (KNO3) em função da temperatura.



a) A massa de nitrato de potássio capaz de se dissolver em 100 g de água a 50ºC é de 70 g.
b) A massa de nitrato de potássio capaz de se dissolver em 110 g de água a 50ºC é de 20 g.
c) A massa de nitrato de potássio capaz de se dissolver em 110 g de água a 50ºC é de 90 g.
d) A massa de nitrato de potássio capaz de se dissolver em 110 g de água a 50ºC é de 40 g.
e) A massa de nitrato de potássio capaz de se dissolver em 110 g de água a 50ºC é de 80 g.

17) Se tivermos 100 mL de álcool a 14% em volume, quantos mililitros teremos de álcool?

a) Teremos 100 mL de álcool.                      
b) Teremos 84 mL de álcool.                         
c) Teremos 60 mL de álcool.
d) Teremos 14 mL de álcool.
e) Teremos 24 mL de álcool.

18) Para obtermos álcool 96% a partir de 14%.

a) Devemos usar o processo de destilação, o álcool apresenta temperatura de ebulição 80 ºC menor que a da água 100ºC.
b) Devemos usar o processo de filtração, o álcool apresenta temperatura de ebulição 80 ºC menor que a da água 100ºC.
c) Devemos usar o processo de decantação, o álcool apresenta temperatura de ebulição 80 ºC menor que a da água 100ºC.
d) Devemos usar o processo de solidificação, o álcool apresenta temperatura de ebulição 80 ºC menor que a da água 100ºC.

19) Para obtermos álcool anidro ou 100%:

a) por hidratação do álcool utilizando a cal virgem (CaO), que interage com a água contida no álcool formando Ca(OH2) que depois é destilado.
b) por dissolução do álcool utilizando a cal virgem (CaO), que interage com a água contida no álcool formando Ca(OH2) que depois é destilado.
c) por fermentação do álcool utilizando a cal virgem (CaO), que interage com a água contida no álcool formando Ca(OH2) que depois é destilado.
d) por desidratação do álcool utilizando a cal virgem (CaO), que interage com a água contida no álcool formando Ca(OH2) que depois é destilado.


Primeiro bimestre – Avaliação - Gabarito

Questões Sobre Gases e Cinética Química

                                           Primeiro Bimestre - Avaliação

3ª Séries A; B; TA; TB

1) A temperatura de ebulição do nitrogênio, de acordo com a tabela anterior é de -196ºC. A uma temperatura de -200 ºC, o nitrogênio se encontra em que estado físico?

a) A temperatura -200 ºC, o nitrogênio se encontra no estado líquido porque está numa temperatura abaixo do ponto de ebulição.
b) A temperatura -200 ºC, o nitrogênio se encontra no estado sólido porque está numa temperatura abaixo do ponto de ebulição.
c) A temperatura -200 ºC, o nitrogênio se encontra no estado gasoso porque está numa temperatura abaixo do ponto de ebulição.
d) A temperatura -200 ºC, o nitrogênio se encontra no estado líquido porque está numa temperatura acima do ponto de ebulição.
e) A temperatura -200 ºC, o nitrogênio se encontra no estado sólido porque está numa temperatura acima do ponto de ebulição.

2) Não há formas sintéticas de obtenção industrial do gás hélio que compense essa prática. Não há formas de capturá-lo diretamente da atmosfera devido a sua baixíssima temperatura de ebulição -269 °C. A captação desse gás se dá da seguinte forma: o gás hélio gerado na formação do nosso planeta, ou ainda é gerado pelo decaimento radioativo do urânio 238 e do tório. A transformação...

a) acontece na atmosfera da terra, nas jazidas de gás natural. Quando o urânio e o tório decaem, dessa “quebra”; sai o gás hélio. Depois é liberado para a atmosfera, onde se encontra na proporção de 5 ppm. Ao capturar esse gás é necessário resfriá-lo a 90 Kelvin e comprimi-lo para se liquefazer, estará pronto para o uso.
b) acontece no exterior da terra, nas jazidas de gás sintético. Quando o urânio e o tório decaem, dessa “quebra”; sai o gás hélio. Depois é liberado para a atmosfera, onde se encontra na proporção de 5 ppm. Ao capturar esse gás é necessário resfriá-lo a 90 Kelvin e comprimi-lo para se liquefazer, estará pronto para o uso.
c) acontece no interior da terra, nas jazidas de gás natural. Quando o urânio e o tório decaem, dessa “quebra”; sai o gás hélio. Depois é liberado para a atmosfera, onde se encontra na proporção de 5 ppm. Ao capturar esse gás é necessário esquentar a 90 Kelvin e comprimi-lo para se solidificar, estará pronto para o uso.
d) acontece no interior da terra, nas jazidas de gás natural. Quando o urânio e o tório decaem, dessa “quebra”; sai o gás hélio. Depois é liberado para a atmosfera, onde se encontra na proporção de 5 ppm. Ao capturar esse gás é necessário resfriá-lo a 90 Kelvin e comprimi-lo para se liquefazer, estará pronto para o uso.

3) Ao queimarmos o álcool etílico (etanol) a quantidade prevista dos produtos formados podem ser iguais a quantidade esperada ou a quantidade real confirmada na prática? Esta transformação entra em equilíbrio químico?

a) Sim! Na queima do álcool etílico ocorre equilíbrio químico, todo o álcool é consumido.
b) Sim! Na queima do álcool etílico não ocorre equilíbrio químico, nem todo o álcool é transformado e retorna ao reagente inicial.
c) Não! Na queima do álcool etílico não ocorre equilíbrio químico, todo o álcool é consumido retornando ao reagente inicial.
d) Não! Na queima do álcool etílico ocorre equilíbrio químico, porque todo o álcool é consumido.
e) Não! Na queima do álcool etílico não ocorre equilíbrio químico, todo o álcool é consumido.

4) O gás que nós retiramos da atmosfera para a nossa respiração e é o responsável pela manutenção de nossa vida é:

a) gás nitrogênio.                                      
b) gás hidrogênio.                                         
c) gás carbônico.
d) gás oxigênio.
e) gás monóxido de carbono.

5) Um comprimido efervescente triturado leva o mesmo tempo para reagir que um comprimido efervescente inteiro?

a) Não! Um comprimido efervescente triturado leva mais tempo para reagir porque as partículas menores desfavorecem o ataque da água pelas superfícies de contato.
b) Não! Um comprimido efervescente triturado leva menos tempo para reagir porque as partículas menores favorecem o ataque da água pelas superfícies de contato.
c) Sim! Um comprimido efervescente triturado leva menos tempo para reagir porque as partículas maiores favorecem o ataque da água pelas superfícies de contato.
d) sim! Um comprimido efervescente não triturado leva menos tempo para reagir porque as partículas maiores favorecem o ataque da água pelas superfícies de contato.
e) Não! Um comprimido efervescente inteiro leva menos tempo para reagir porque as partículas maiores favorecem o ataque da água pelas superfícies de contato.

Observe A tabela da síntese da amônia
Porcentagem de amônia formada a partir de misturas 3:1 de H2; N2

 Pressão atm

Temperatura ºC
 200
 300
 400
 500
400
38,7
47,8
58,9
60,6
450
27,4
35,9
42,9
48,8
500
18,9
26,0
32,2
37,8
550
12,8
18,4
23,5
28,3
600
8,80
13,0
17,0
20,8


6) Observando a tabela podemos avaliar a melhor condição de pressão e de temperatura para se obter a maior quantidade possível de amônia. pergunta-se. A melhor condição de se obter maior quantidade de amônia é a temperatura de:

a) 400 ºC e 500 atmosferas de pressão.
b) 600 ºC e 500 atmosferas de pressão.
c) 500 ºC e 400 atmosferas de pressão.
d) 600 ºC e 500 atmosferas de pressão.  
e) 600 ºC e 200 atmosferas de pressão.  

7) Catalisadores são substâncias que:

a) desaceleram as transformações químicas, e são consumidos nos processos em que estão envolvidos. Um catalisador diminui a energia gasta para o complexo ativado.
b) inibem as transformações químicas, são consumidos nos processos em que estão envolvidos. Um catalisador diminui a energia gasta para o complexo ativado.
c) aceleram as transformações químicas, sem serem consumidos nos processos em que estão envolvidos. Um catalisador aumenta a energia gasta para o complexo ativado.
d) aceleram as transformações químicas, sem serem consumidos nos processos em que estão envolvidos. Um catalisador diminui a energia gasta para o complexo ativado.
e) aceleram as transformações químicas, sem serem consumidos nos processos em que estão envolvidos. Um catalisador aumenta a energia gasta para o complexo desativado.

8) Num experimento coloca-se 5,0g de Zn, 10,0 cm³ de HCl o tempo da reação é de 315 segundos. Noutra reação é colocado 5,0g de Zn, 10,0 cm³ de HCl e 0,5 g de Cu. O tempo para liberar 30,0 cm³ de H2 é de 144 segundos. No final da reação a massa do Cu não se altera. Podemos dizer que o cobre.

a) Retarda a reação.                     
b) Estabiliza a reação.                 
c) Acelera a reação.
d) a massa do cobre aumenta.                   
e) Não interfere. 
                  
9) A superfície de contato de um reagente em transformação interfere na rapidez de uma reação.

a) Sim! Maior superfície de contato aumenta o tempo da reação.                                                 
b) Sim! Menor superfície maior, aumento da massa do reagente.                                         
c) Sim! Quanto maior a superfície de contato do reagente, maior a velocidade da reação.
d) Não! A superfície de contato diminui a velocidade da reação.

10) A temperatura de uma substância pode influenciar as colisões entre as suas partículas.

a) Não numa substância não há colisões entre as suas partículas.
b) Sim numa substância a temperatura aumenta o número de colisões efetivas de suas partículas.
c) Não, mas numa substância sempre há colisões entre suas partículas.
d) Sim, mas numa temperatura muito alta as colisões entre as partículas cessam.