1ª séries A; B; C; TA; TB
Situação de Aprendizagem 4
A Produção do Álcool Combustível e do Ferro
Fermentação do álcool etanol
Buscar definição de:
p.22. Quest. 1
O texto trata de dois importantes produtos economicamente importantes e amplamente usados.
Os termos desconhecidos nesse texto:
p.22. Quest. 2.
Brasil é um dos maiores produtores do mundo de álcool, que é um produto orgânico extraído da plantação de canaviais, é produzido por transformação do açúcar; da garapa da cana, fermentado, destilado, desidratado, é combustível de automóveis e de uso doméstico em geral. O ferro provém de minérios de ferro em altos fornos são transformados, á altas temperaturas, no metal ferro puro.
Situação de Aprendizagem 5
Como Reconhecer Que Houve Transformação Química Quando Não Há Evidências
Reconhecendo a formação da cal
p.24. Quest. 1.
O calcário (calcita ou dolomita) possui na sua composição impurezas de vários materiais orgânicos diluídos, além disso; pode conter: silicatos, fosfatos, sulfetos, sulfatos, óxidos e outros. Existem várias espécies de calcários, possuem composição química e cores variadas. A cal virgem ou hidratada se diferencia pela sua textura pureza e constituição química mais restrita, apresenta a cor branca.
p.24. Quest. 2.
Sim! Pela aparência visual distinguimos diferenças morfológicas e de cor, Ao hidratarmos a cal virgem reage intensamente, produzindo calor e liberação de gás.
p. 24. Quest. 3.
Sim ocorreu porque o processo de calcinação a alta temperatura reduziu o calcário (CaCO3) a cal virgem (CaO). Mudou a estrutura química do composto, além disso; mudou também a sua aparência visual. O produto final é diferente do composto inicial.
Atividade 1 – Temperatura de ebulição e de fusão: pode-se identificar uma substância pura por suas temperaturas de ebulição e de fusão?
p. 24. 1.
Preencher
.............................................................liquefação.
.............................................................ebulição.
p. 25. Preencher a tabela a seguir
Aquecimento da Água | |
Tempo em minutos ± 1 minuto | Temperatura ºC ± 1º |
0 | 20 |
1 | 28 |
2 | 49 |
3 | 61 |
4 | 75 |
5 | 85 |
6 | 93 |
7 | 97 |
8 | 96 |
9 | 97 |
10 | 96 |
11 | 97 |
p. 26. Quest. 2.
Construção do gráfico a partir dos dados da tabela anterior.
p. 27. Quest. 2
a) A água começa ferver a partir de 97ºC, aos 7 minutos de aquecimento.
p. 27. Quest. 2.
b) Depois desse tempo a água continua fervendo, mas se mantém numa temperatura estável sem alteração, 96 a 97ºC.
p. 27. Quest. 2.
c) A temperatura da água ao nível do mar é de 100ºC. No gráfico apresentado o ponto de ebulição é 97ºC, o que indica ser em uma região de maior altitude.
p. 27. Quest. 2.
d) Seria a mesma, pelo motivo da ebulição manter a temperatura estável, até a água evaporar totalmente.
p. 27. Quest. 3.
A vantagem é de anotar e organizar os dados observados registrando passo a passo o desenvolver da experiência; sejam: anotações com uma linearidade ou não. Pode-se trabalhar anotando várias amostras ao mesmo tempo.
Exercícios em sala de aula.
P .27. Quest. 1.
A tabela ao lado indica que a água com sal, possui ponto de ebulição mais alto do que a água pura. No caso a temperatura de início de fervura é de 99ºC, ao continuar fervendo, a temperatura de ebulição vai subindo por que ao evaporar a água diminui o volume no recipiente, e aumenta a concentração do soluto no restante da água.
p. 28. Quest. 2.
Não! Não são similares. A temperatura de uma substância pura inicia antes que a ebulição de misturas de substâncias especialmente quando há solutos interferindo na ebulição.
p. 28. Quest. 3.
a)
Naftaleno | Enxofre | Estanho | Chumbo | |
I á temperatura de 70ºC | Sólido | Sólido | Sólido | Sólido |
II após 30 minutos de aquecimento | Líquido | Sólido | Sólido | Sólido |
III após 55 minutos de aquecimento | Líquido | Líquido | Líquido | Sólido |
p. 28. Quest. 3.
b) Nos intervalos de tempo II e III de 30 e 55 minutos de aquecimento. O naftaleno aos 30 minutos está líquido e o enxofre estanho e chumbo estão sólidos. Aos 55 minutos estão líquidos o naftaleno, enxofre e estanho, o chumbo está sólido.
p. 28. Quest. 3.
c) O naftaleno a 80ºC, o enxofre a 112ºC, o estanho a 252ºC, o chumbo a 328ºC. Essa informação foi obtida através da análise do gráfico dessa mesma página.
p. 29. Quest. 4.
Sim! De acordo com o gráfico identifica-se pelo ponto de fusão o estanho representado pela linha vermelha, que funde a 232ºC. O metal que funde próximo a 180ºC não está representado no gráfico é o lítio que funde a 186ºC.
Lição de casa
p. 29. Quest. 1
construção do gráfico da temperatura em função do tempo. Fazer no caderno ou papel milimetrado.
p. 29. Quest. 1.
A tabela da p.25 mostra o aquecimento da água sem soluto, á temperatura de ebulição para essa água é
100ºC, padronizada ao nível do mar a 1 atm, e não altera enquanto tiver água em ebulição no recipiente. A água misturada com sal possui um ponto de temperatura mais alto, para entrar em ebulição e continua subindo enquanto houver água fervendo.
p. 30. Quest. 2.
a) para identificar a água colocaria os 4 frascos a 0ºC, somente a água congelaria a essa temperatura. Subiria a temperatura para 35ºC e o éter entraria em ebulição. Novamente subiria a temperatura para 57 ºC e a acetona entraria em ebulição. Subiria a temperatura para 80 ºC e o álcool entraria em ebulição.
b) Construindo a tabela.
Substância | Temp. 5ºC | Temp. 50ºC | Temp. 150ºC |
Água | Líquido | Líquido | Gasoso ou vapor |
Oxigênio | Gás | Gás | Gás |
Ferro | Sólido | Sólido | Sólido |
Éter | Gás | Gás | Gás |
Enxofre | Sólido | Sólido | Líquido |
A tabela mostra nas três temperaturas que a água está no estado liquido e gasoso, o oxigênio está no estado gasoso, o ferro está sólido, o éter está gasoso, o enxofre está sólido e líquido.
p. 30. Quest. 3.
a) Estão sendo aquecidas, pois; ambas estão passando do estado sólido para o líquido, e a temperatura está subindo nessa passagem. Ao liquefazer a temperatura se estabiliza .
p. 31. Quest. 3.
b) Os materiais são os mesmos porque o ponto de fusão é igual para as duas amostras. O que deve ser diferente é a quantidade da substância, ou a fonte aquecedora é menor.
p. 31. Quest. 3.
c) Sim concordo, que a amostra A pode ter menos massa que a amostra B porque aquece mais rapidamente; ou então a fonte e a intensidade de aquecimento dela é maior.