Diálise

Diálise
A Hemodiálise - sala de hemodiálise com seus respectivos aparelhos

domingo, 17 de abril de 2011

Questões Sobre Gases e Cinética Química

                                           Primeiro Bimestre - Avaliação

3ª Séries A; B; TA; TB

1) A temperatura de ebulição do nitrogênio, de acordo com a tabela anterior é de -196ºC. A uma temperatura de -200 ºC, o nitrogênio se encontra em que estado físico?

a) A temperatura -200 ºC, o nitrogênio se encontra no estado líquido porque está numa temperatura abaixo do ponto de ebulição.
b) A temperatura -200 ºC, o nitrogênio se encontra no estado sólido porque está numa temperatura abaixo do ponto de ebulição.
c) A temperatura -200 ºC, o nitrogênio se encontra no estado gasoso porque está numa temperatura abaixo do ponto de ebulição.
d) A temperatura -200 ºC, o nitrogênio se encontra no estado líquido porque está numa temperatura acima do ponto de ebulição.
e) A temperatura -200 ºC, o nitrogênio se encontra no estado sólido porque está numa temperatura acima do ponto de ebulição.

2) Não há formas sintéticas de obtenção industrial do gás hélio que compense essa prática. Não há formas de capturá-lo diretamente da atmosfera devido a sua baixíssima temperatura de ebulição -269 °C. A captação desse gás se dá da seguinte forma: o gás hélio gerado na formação do nosso planeta, ou ainda é gerado pelo decaimento radioativo do urânio 238 e do tório. A transformação...

a) acontece na atmosfera da terra, nas jazidas de gás natural. Quando o urânio e o tório decaem, dessa “quebra”; sai o gás hélio. Depois é liberado para a atmosfera, onde se encontra na proporção de 5 ppm. Ao capturar esse gás é necessário resfriá-lo a 90 Kelvin e comprimi-lo para se liquefazer, estará pronto para o uso.
b) acontece no exterior da terra, nas jazidas de gás sintético. Quando o urânio e o tório decaem, dessa “quebra”; sai o gás hélio. Depois é liberado para a atmosfera, onde se encontra na proporção de 5 ppm. Ao capturar esse gás é necessário resfriá-lo a 90 Kelvin e comprimi-lo para se liquefazer, estará pronto para o uso.
c) acontece no interior da terra, nas jazidas de gás natural. Quando o urânio e o tório decaem, dessa “quebra”; sai o gás hélio. Depois é liberado para a atmosfera, onde se encontra na proporção de 5 ppm. Ao capturar esse gás é necessário esquentar a 90 Kelvin e comprimi-lo para se solidificar, estará pronto para o uso.
d) acontece no interior da terra, nas jazidas de gás natural. Quando o urânio e o tório decaem, dessa “quebra”; sai o gás hélio. Depois é liberado para a atmosfera, onde se encontra na proporção de 5 ppm. Ao capturar esse gás é necessário resfriá-lo a 90 Kelvin e comprimi-lo para se liquefazer, estará pronto para o uso.

3) Ao queimarmos o álcool etílico (etanol) a quantidade prevista dos produtos formados podem ser iguais a quantidade esperada ou a quantidade real confirmada na prática? Esta transformação entra em equilíbrio químico?

a) Sim! Na queima do álcool etílico ocorre equilíbrio químico, todo o álcool é consumido.
b) Sim! Na queima do álcool etílico não ocorre equilíbrio químico, nem todo o álcool é transformado e retorna ao reagente inicial.
c) Não! Na queima do álcool etílico não ocorre equilíbrio químico, todo o álcool é consumido retornando ao reagente inicial.
d) Não! Na queima do álcool etílico ocorre equilíbrio químico, porque todo o álcool é consumido.
e) Não! Na queima do álcool etílico não ocorre equilíbrio químico, todo o álcool é consumido.

4) O gás que nós retiramos da atmosfera para a nossa respiração e é o responsável pela manutenção de nossa vida é:

a) gás nitrogênio.                                      
b) gás hidrogênio.                                         
c) gás carbônico.
d) gás oxigênio.
e) gás monóxido de carbono.

5) Um comprimido efervescente triturado leva o mesmo tempo para reagir que um comprimido efervescente inteiro?

a) Não! Um comprimido efervescente triturado leva mais tempo para reagir porque as partículas menores desfavorecem o ataque da água pelas superfícies de contato.
b) Não! Um comprimido efervescente triturado leva menos tempo para reagir porque as partículas menores favorecem o ataque da água pelas superfícies de contato.
c) Sim! Um comprimido efervescente triturado leva menos tempo para reagir porque as partículas maiores favorecem o ataque da água pelas superfícies de contato.
d) sim! Um comprimido efervescente não triturado leva menos tempo para reagir porque as partículas maiores favorecem o ataque da água pelas superfícies de contato.
e) Não! Um comprimido efervescente inteiro leva menos tempo para reagir porque as partículas maiores favorecem o ataque da água pelas superfícies de contato.

Observe A tabela da síntese da amônia
Porcentagem de amônia formada a partir de misturas 3:1 de H2; N2

 Pressão atm

Temperatura ºC
 200
 300
 400
 500
400
38,7
47,8
58,9
60,6
450
27,4
35,9
42,9
48,8
500
18,9
26,0
32,2
37,8
550
12,8
18,4
23,5
28,3
600
8,80
13,0
17,0
20,8


6) Observando a tabela podemos avaliar a melhor condição de pressão e de temperatura para se obter a maior quantidade possível de amônia. pergunta-se. A melhor condição de se obter maior quantidade de amônia é a temperatura de:

a) 400 ºC e 500 atmosferas de pressão.
b) 600 ºC e 500 atmosferas de pressão.
c) 500 ºC e 400 atmosferas de pressão.
d) 600 ºC e 500 atmosferas de pressão.  
e) 600 ºC e 200 atmosferas de pressão.  

7) Catalisadores são substâncias que:

a) desaceleram as transformações químicas, e são consumidos nos processos em que estão envolvidos. Um catalisador diminui a energia gasta para o complexo ativado.
b) inibem as transformações químicas, são consumidos nos processos em que estão envolvidos. Um catalisador diminui a energia gasta para o complexo ativado.
c) aceleram as transformações químicas, sem serem consumidos nos processos em que estão envolvidos. Um catalisador aumenta a energia gasta para o complexo ativado.
d) aceleram as transformações químicas, sem serem consumidos nos processos em que estão envolvidos. Um catalisador diminui a energia gasta para o complexo ativado.
e) aceleram as transformações químicas, sem serem consumidos nos processos em que estão envolvidos. Um catalisador aumenta a energia gasta para o complexo desativado.

8) Num experimento coloca-se 5,0g de Zn, 10,0 cm³ de HCl o tempo da reação é de 315 segundos. Noutra reação é colocado 5,0g de Zn, 10,0 cm³ de HCl e 0,5 g de Cu. O tempo para liberar 30,0 cm³ de H2 é de 144 segundos. No final da reação a massa do Cu não se altera. Podemos dizer que o cobre.

a) Retarda a reação.                     
b) Estabiliza a reação.                 
c) Acelera a reação.
d) a massa do cobre aumenta.                   
e) Não interfere. 
                  
9) A superfície de contato de um reagente em transformação interfere na rapidez de uma reação.

a) Sim! Maior superfície de contato aumenta o tempo da reação.                                                 
b) Sim! Menor superfície maior, aumento da massa do reagente.                                         
c) Sim! Quanto maior a superfície de contato do reagente, maior a velocidade da reação.
d) Não! A superfície de contato diminui a velocidade da reação.

10) A temperatura de uma substância pode influenciar as colisões entre as suas partículas.

a) Não numa substância não há colisões entre as suas partículas.
b) Sim numa substância a temperatura aumenta o número de colisões efetivas de suas partículas.
c) Não, mas numa substância sempre há colisões entre suas partículas.
d) Sim, mas numa temperatura muito alta as colisões entre as partículas cessam.

2 comentários:

  1. Desculpe professor. Somente agora acessei o seu comentário. Como tenho outras ocupações no momento não estou podendo responder as questões pessoais em tempo hábil.
    1 a, 2 d, 3 e, 4 d, 5 b, 6 a, 7 d, 8 c, 9 c, 10 b

    ResponderExcluir